Maurício Gaspari Pupo As mulheres que são viciadas em beleza usam vários artifícios, até os pouco comuns, e prejudiciais, em busca da tão sonhada aparência mais jovem. Claro que ficar mais bonita eleva a auto-estima. No entanto, que esses procedimentos pela beleza não se transformem numa guerra prejudicial à saúde.

Pesquisas atuais revelam algumas loucuras que as mulheres fazem nessa constante luta. Uma maneira bem esquisita de se cuidar, encontrada nas curiosidades que as obcecadas pela beleza destacam, é a aplicação de vaselina no rosto, pois, segundo dizem, suaviza as olheiras. Essa é uma prática que jamais deveria ser adotada, a vaselina, além de não penetrar na pele, é um derivado do petróleo. Estudos recentes indicam que produtos derivados do petróleo podem ser cancerígenos. Além do mais, o uso do produto poderá causar espinhas nas pessoas propensas.

Por exemplo, para conquistar uma pele viçosa, e sem acne, usam urina para eliminar espinhas. Não existe nenhum fundamento científico que justifique o uso da urina no tratamento ou na prevenção das espinhas. Pelo contrário, a urina é rica em uréia, minerais e toxinas que são eliminadas do nosso corpo, não sendo de maneira alguma indicada ou benéfica para qualquer tratamento relacionado à pele.

Os cabelos são alvo constante de abusos na luta pela beleza. Na busca de mantê-los cada dia mais claros, seguindo os padrões loiríssimos desfilados pelas atrizes das novelas e programas de televisão, muitas mulheres chegam a agredir o couro cabeludo, com a aplicação de uma combinação de água oxigenada com suco de limão e luz do sol. Essa mistura pode provocar até queimadura de terceiro grau, o que causa danos irreparáveis ao couro cabeludo, além do risco de queimar a pele do rosto e da nuca.

A beleza se transformou em referência, as mulheres têm a necessidade de sentirem-se mais atraentes, bonitas e dignas de elogios. Despertar olhares se transformou em uma busca muitas vezes perigosa para a saúde. Atualmente até caviar é utilizado nas máscaras para rejuvenescimento do rosto e em itens para os cabelos. O produto é rico em proteínas, vitaminas e lipídios essenciais à pele humana, podendo de fato, hidratar, nutrir e regenerar, principalmente as peles mais envelhecidas e cansadas. O caviar é uma excelente fonte de Ômega-3, conhecido mundialmente como um elixir da juventude.

Atire a primeira pedra quem nunca pensou em fazer uma loucura em prol da beleza. As novidades no mundo dos cosméticos e as promessas de ganhos de anos de vida na aparência são sempre irresistíveis. Mas, driblar a tentação pode ser a diferença para resultados reais, com hábitos saudáveis e tratamentos indicados por especialistas.

Maurício Gaspari Pupo é professor de cosmetologia e consultor da Consulfarma - www.consulfarma.com.br