Sabemos que é difícil manter os cabelos cacheados bonitos e bem cuidados. Os cachos bem definidos aparecem apenas quando os fios estão saudáveis e, por isso, a atenção dispensada às madeixas deve ser redobrada.

Alguns fatores como o uso excessivo de secador ou chapinha, tratamentos químicos, como relaxamento, e exposição ao sol desidratam o córtex e deixam os fios cacheados enfraquecidos. Assim, esse tipo de cabelo exige cuidados especiais de tratamento que, se não forem seguidos, resultam em um cabelo danificado e sem brilho.

A maioria dos cabelos cacheados é do tipo seco, devido à baixa produção de gordura do couro cabeludo. Nesses casos, o ideal é evitar lavá-los todos os dias, pois isso resseca ainda mais os fios, que ganham um aspecto quebradiço.

Se o seu objetivo é “organizar” os cachos, use spray umidificador à base de água. Esse tipo de produto contém substâncias hidratantes que auxiliam na formação de cachos naturais, sem precisar lavar o cabelo.

Outro cuidado indispensável é fazer hidratação uma vez por semana. Mesmo que não seja com um profissional, a hidratação pode ser feita em casa com a ajuda de uma touca térmica, que potencializa o efeito da máscara capilar. Isso ajuda a manter a elasticidade do fio, permitindo que ele estique e volte ao seu tamanho original sem se romper.

Os cuidados com os cabelos cacheados também devem se estender aos cortes. Nos cabelos longos, para evitar a aparência piramidal proporcionada pelo corte reto, um leve repicado apenas nas pontas muda o caimento e dá um aspecto contemporâneo. Outra alternativa é navalhar bastante os fios e criar pontas assimétricas, que proporcionam um visual mais moderno.

Fique atenta, se optar por um corte com franja. Os cabelos cacheados “encolhem” depois de secos e o resultado final pode não ser o comprimento desejado.

Os cabelos cacheados são tendência em todo o mundo. Com os devidos cuidados, é possível mantê-los lindos, sem ter que recorrer a chapinha.

Penélope Beolchi

  

A beauty artist Penélope Beolchi é da Lu Molinos & Agenciados, produz editoriais de moda e campanhas publicitárias, além de realizar palestras, cursos de atualização para profissionais e workshops sobre beleza
 

Mais informações na Lu Molinos & Agenciados, pelo telefone (11) 3213 9776 ou pelo e.mail: lumolinos@lumolinoseagenciados.com.br