Muitos pacientes me perguntam se devem ou podem lavar seus cabelos diariamente. Outros, por sua vez, chegam ao consultório dizendo que lavam seus cabelos 1 a 2 vezes por semana apenas. Mas afinal, quem está certo? Aqueles que lavam diariamente ou os que lavam poucas vezes por semana?

Acredito que realmente não há uma regra a ser seguida. Depois de muito avaliar couros cabeludos e cabelos de clientes com estes diferentes comportamentos posso garantir que já encontrei pessoas que apresentam couros cabeludos saudáveis e com ótima aparência lavando apenas 1 ou 2 vezes por semana. Enquanto há casos de couros cabeludos que não conseguem chegar ao final do dia sem se mostrarem sujos, irritados ou ensebados. Seja pela gordura produzida pelas glândulas sebáceas da pele, seja pelo suor e poluição ambiente.

No geral penso que a freqüência adequada seja lavar em dias alternados ou a cada dois dias. Mas é quase impossível para algumas pessoas se adaptarem a este tipo de hábito. Muitos fazem academia, correm, suam demais, usam bonés, capacetes, aplicam geis ou outros produtos modeladores e sentirão necessidade de lavar todos os dias.

Outros, por sua vez, vivem em ambientes com ar condicionado, pouco se expõem à poluição, não praticam atividades físicas, suam quase nada e ainda tem sua produção de oleosidade pela pele muito baixa. Nestes casos, até se consegue não lavar o cabelo com a tal frequência de 1 a 2 vezes por semana. 

Vale ressaltar que num dia com muito calor há aqueles que lavam os cabelos 2 ou 3 vezes ao dia. Será que isto faz mal. De repente, se os cabelos e o couro cabeludo não forem lavados a sensação de desconforto e de não se sentir limpo provocada pelo suor poderá predominar. Sugiro neste caso que em uma das lavadas seja usado o xampu e nas demais não, apenas a água corrente e de preferência em uma temperatura mediana.

Antes de concluir vou lembrar de três coisas que podem ter sido ditas pelos antecedentes de muitos de nós, meus avós às vezes falavam. Primeiro, que lavar os cabelos todos os dias apodrece os fios (ou as raízes). Segundo, que lavar pela noite antes de dormir pode aumentar a queda capilar. Terceiro, que lavar os cabelos enquanto a mulher está menstruada faz mal. Todas as três afirmações são inverdades e não devem ser levadas a sério. Não há comprovação nenhuma de que sejam verdadeiras.

O que é real é que cada um deve seguir lavando seus cabelos da maneira como se sente melhor. É claro que se resolve lavar os cabelos diariamente deverá tomar cuidados de não agredir demais os cabelos com produtos inadequados e repor substâncias que os cabelos perde a cada lavada. Se só lava 1 ou 2x por semanas deverá sentir se seu couro cabeludo não está muito sujo ou ficando irritado por conta dos acúmulos de sujeira e poluição. Mas o certo é acreditar que devemos nos sentir bem, com os cabelos limpos e bonitos e com o couro cabeludo saudável. E isto não importa quantas vezes por dia ou semana venhamos a lavar nossos cabelos.


Dr Ademir Júnior – Medicina Capilar (Tricologia)
www.ademirjr.com.br – Tel (11) 3864-3967 – (11) 9495-4159