Moda e tendência. Essas duas palavras, tão usadas diariamente pelos profissionais que trabalham com beleza e pelo público em geral, podem parecer independentes, mas interagem entre si.

Para que se entenda esse conceito, é importante saber o que ambas significam e quais são suas implicações. É possível definir como tendência uma criação artística que sai das ruas das capitais mais importantes do mundo, como Nova York, Londres, Paris, Tóquio e São Paulo.

Os jovens são os maiores responsáveis pela criação de tendências, e o fazem levando em conta principalmente seus recursos. Assim, cortam os cabelos, tingem, intervém no design de suas roupas e sapatos, agregam acessórios e inspiram-se na cultura que adquirem, como filmes, videoclipes etc.

Mas como este é um mercado que movimenta cifras gigantescas todos os dias, empresas como a Trend Union, tida como uma casa de tendências, correm o mundo observando o que está em voga no cenário de cada país. Desta forma, inspiram-se em texturas, cores, formas, acessórios, desenhos para criar a moda que será inserida no mercado pelos estilistas mais importantes do mundo. E como os conceitos espalham-se rapidamente, não é raro ver em revistas do Japão, França ou Estados Unidos os mesmos elementos, adaptados aos costumes, clima, crenças e comportamentos de cada sociedade.

Dessa forma, fica claro que a criação de uma tendência não é um processo fácil, e por isso, nomes como Coco Chanel, Yany Verssage, Balanciaga e Christian Dior triunfaram e seus impérios seguem imortalizados no mundo da moda.

É importante salientar, que a moda se divide em dois grandes grupos: temporal e atemporal. O primeiro, que se renova a cada ano, de acordo com a temporada. No segundo caso, prevalecem peças que podem ser usadas com frequência e baseadas na elegância clássica.

Ao profissional, cabe o papel de trabalhar com os conceitos de moda e tendência ao mesmo tempo, e assim acompanhar o que está em roubando a cena no mundo e atualizar seus conhecimentos.
Fernando Avendaño

Fernando Avendaño é hairstylist, membro da Intercoiffure Chile e no ano passado esteve presente no Creative Color International, evento que neste ano acontecerá em Porto Alegre, Curitiba e São Paulo.

Inscrições: info@bsg-creativecolor.com ou pelo telefone (11) 2098.0071.