A navalha é usada pelos cabeleireiros que querem cortes mais desconexos. A vantagem do utensílio é a rapidez em conseguir o efeito “desfiado” com pontas leves e balanço aos fios.
Conhecida também como navalhete, o instrumento é de fácil utilização e não danifica a madeixa. Hoje, existem no mercado diversos modelos para o cabeleireiro escolher.
O uso do item, muitas vezes, é visto com preconceito por clientes e alguns profissionais, mas é bom desmistificar mitos: a navalha não deixa os cabelos ressecados, por exemplo.
O que não pode acontecer é o hairstylist usar uma lâmina cega. Neste caso, ao invés de cortar, ele vai rasgar a fibra, deixando as madeixas com aspecto quebrado.
A incidência de pontas duplas em desfiados é mais freqüente. É como se o fio fosse descascado, provocando o nascimento de uma ponta a mais neste final. Geralmente, os desconexos precisam de uma manutenção a cada dois meses para refazer do corte. Este tempo não é suficiente para o aparecimento dessas pontas, que só irão surgir se a visita ao salão demorar muito. Para evitar este problema, há modelos elétricos que esquentam a lâmina e cauterizam a ponta.
Muitas pessoas também acreditam que cortar com a lâmina deixa os cabelos “ralos”. O que acontece é que a navalha tira metade da massa do fio. Já a quantidade retirada é dosada pelo profissional, de acordo com a textura e o corte desejado. Por isso, o uso do objeto deve ser evitado ou feito com cautela nas madeixas finas e sensibilizadas.
Em tipos com ondulação, o efeito desfiado só irá aparecer quando os mesmos estiverem escovados. É sempre importante passar essa informação ao cliente, para que ele não fique frustrado quando o cabelo estiver natural, ou seja, sem escova.
Os ondulados são mais finos e podem ser cortados com o utensílio, mas com ressalvas. O uso indiscriminado da navalha pode dar efeito contrário ao que o cliente deseja: ao invés de tirar, vai dar volume, já que o cabelo fica mais leve.
As cabeleiras grossas, como de orientais e as dos índios, podem abusar do uso da navalha, que oferece leveza e balanço aos fios pesados. Nesse tipo de cabelo, liso por natureza, os desfiados aparecem com mais facilidade.
Gennaro Preite é cabeleireiro e consultor técnico da Condor, líder nacional na fabricação de escovas para o cabelo.
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.