É comum me perguntarem sobre o que procurar em um produto que será utilizado para os cuidados com cabelos danificados. É necessário entender o que são cabelos danificados para que possamos recorrer ao grande conjunto de opções que há no mercado e encontrar o produto ideal.

Primeiramente devemos ter em mente que um cabelo danificado é aquele que se mostra diferente após exposição a determinados agentes físicos ou químicos como é o caso do sol, vento, poluição, água de mar ou piscina, calor excessivo de secador, chapa ou modelador, descolorantes, permanentes, alisamentos ou tinturas.

Para estes cabelos será interessante apresentar princípios ativos que sigam diferentes caminhos na correção do problema capilar colaborando com um efeito mais completo e bonito.

Um dos principais grupos de ativos que ajudam na recuperação do fio, fornecendo elementos que foram perdidos no momento de dano capilar, são os que chamamos de nutritivos. Constituem este grupo alguns lipídios essenciais, aminoácidos ou proteínas, vitaminas, principalmente A, B, C e E, os chamados oligoelementos como selênio, silício, cálcio, potássio e sódio, entre outros.

Alguns ingredientes recebem o nome de protetores por sua ação capaz de formar um filme protetor sobre a superfice do fio diminuindo o risco de novas agressões assim como a perda de água pelo fio, e conseqüentemente a desidratação do mesmo. Fazem parte deste grupo alguns óleos como o esqualeno e as ceramidas, assim como alguns tipos de silicones, muito usados na composição de produtos capilares.
Há os princípios ativos hidratantes, uma vez que estes fios sofrem com a perda de água por conta dos danos que sofreram. Entre os eles há a glicerina o ácido lático e o PCA-Na que ajudam a manter em equilíbrio a hidratação do fio.

Por último há os agentes que favorecem uma maior penetração dos princípios ativos nos fios. São os emulsionantes cujos exemplos são a lecitina, alguns óleos essenciais e a vitamina E.

Com ingredientes que façam parte dos grupos acima citados é bem provável que os cabelos danificados consigam melhorar de aspecto e recuperar, ao menos em parte, sua saúde física e estética.

O resultado será um cabelo mais bonito e saudável. Porém, vale a ressalva de que estes produtos não fazem milagre e que a utilização continuada de produtos agressivos ao fio ou mesmo a exposição a agentes ambientais que causam dano capilar poderão diminuir os efeitos de um bom produto para cabelos danificados.

Dr. Ademir Júnior – Medicina Capilar (Tricologia)
www.ademirjr.com.br  - Fone (11) 3864-3967