Nosso couro cabeludo produz oleosidade com o objetivo de promover a saúde dele mesmo e o condicionamento dos cabelos. A retirada do sebo pelo uso excessivo de xampus acaba tornando necessária a utilização de produtos que reponham o óleo natural dos fios. Os condicionadores foram desenvolvidos com a idéia de devolver aos fios esse elemento e algumas características perdidas por conta das agressões do dia-a-dia e para ajudar na reparação dos cabelos danificados.

As causas dos danos capilares sao inúmeras, como: o uso de xampus inadequados ao tipo de fio; lavar os cabelos mais vezes do que o necessário; escovar; usar continuamente secadores, chapas ou outras fontes de calor nos cabelos; alisamentos, tinturas e permanentes, além do clima e da exposição às águas do mar ou piscina.

Os princípios ativos presentes nos condicionadores são vários e entre eles, encontramos os agentes formadores de filme, que como o próprio nome diz, formam uma película protetora e oclusiva ao redor dos fios, diminuindo a perda de água pelos cabelos e, consequentemente, a desidratação. As proteínas reduzem o impacto das lesões aos fios deixando-os mais fortes e resistentes. Os agentes quaternários e os silicones devolvem o brilho, a maleabilidade, diminuem a eletricidade estática e reduz o atrito entre os cabelos e entre cabelos e pentes/escovas.

Atualmente, é fácil encontrar condicionadores que apresentem protetores solares em suas fórmulas. Cabelos que são agredidos pelo sol apresentam-se mais secos, perdem força, ficam ásperos, perdem cor e se fragilizam podendo quebrar com mais facilidade. Logo, o uso de protetores solares nos fios é uma boa idéia.

Em função da variedade de benefícios que os condicionadores proporcionam aos cabelos, o uso destes produtos acaba tendo fundamental importância para manter os fios bonitos e saudáveis. Mas, seus efeitos são temporários e duram até a próxima lavagem.

Por isso, tudo que for aplicado nos cabelos para melhorá-los, deve ser usado com moderação. O excesso de condicionadores agirá de forma a promover problemas semelhantes ao excesso de sebo, entre eles o aspecto sujo dos fios e até mesmo casos de dermatite seborréica.
Atualmente, o mercado oferece condicionadores em forma de cremes, pastas e géis. Com fórmulas baseadas em frutos, flores e outros elementos da natureza, que atendem todos os tipos de cabelos. Mas, antes de colocar na cesta de compras aquele último lançamento da sua marca preferida, consulte um cabeleireiro de confiança para saber qual é o produto mais indicado e a forma correta de aplicá-lo. 

Dr. Ademir Jr.Dr. Ademir Jr. é médico dermatologista especialista em medicina capilar pela Internacional Association of Trichologists e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

www.ademirjr.com.br