Edith KawanoPara as mulheres que desejam um rosto valorizado, com resultados efetivos, são indicados procedimentos modernos que propiciam resultados rejuvenescedores. Um deles é a blefaroplastia mais conhecida como cirurgia de pálpebras.

Já que os olhos são tidos como espelho da alma e considerados a parte mais viva e expressiva do rosto, nada mais apropriado que se proporcione uma atenção especial às suas molduras: as pálpebras.

As pálpebras contêm os músculos mais exigidos de toda a face, cumprindo funções múltiplas, como abrir e fechar os olhos, espalhar o filme lacrimal e proteger o globo ocular. Todas estas funções são realizadas por delicados músculos, envoltos por fina camada de tecido subcutâneo, glândulas e uma pele fina e sensível.

A cirurgia das pálpebras é indicada quando estas estão flácidas e caídas, com excesso de pele ou bolsas de gorduras nas regiões inferiores ou superiores, que dão um aspecto cansado ao rosto. Não há idade certa para se submeter a essa cirurgia, conhecida também por blefaroplastia. É importante ressaltar que a aparência de fadiga é resultante de um conjunto de fatores, e não apenas as pálpebras caídas. Assim sendo, a blefaroplastia talvez não resolva o problema, sendo indicado um tratamento clínico contra rugas e olheiras, bem como peelings para rejuvenescer a pele e obter um resultado harmonioso.

A técnica utilizada é a cirurgia a Laser, que tem a vantagem de cortar e coagular ao mesmo tempo os vasos sanguíneos (evitam hematomas), os vasos linfáticos (diminuem o inchaço) e os cotos nervosos (diminuem a dor), acelerando a recuperação em até 30% quando comparado à técnica tradicional (bisturi). Outra vantagem da técnica a Laser é que há a possibilidade de realizar a cirurgia transconjutival na pálpebra inferior, retirando as bolsas gordurosas sem realizar incisões na pele, e, portanto, sem cicatrizes aparentes.

Edith Kawano é medica, graduada pela Unifesp, dirige a Skin Health Cirurgia Plástica e Estética Médica e integra a International Confederation for Plástica Reconstructive Aesthetics Surgery