Sensibilidade capilar é o processo que desgasta a vida natural dos cabelos, alterando a sua resistência bem como a sua pigmentação.

Os componentes do cabelo são histológica e quimicamente muito distintos o que os faz reagirem de maneiras diferentes ante a tratamentos físicos e químicos. Alterações na estrutura do fio são vistas quando ele é exposto a tratamentos químicos, tornando-se ressecados, quebradiços e oxidados (descorados), sendo que a cutícula, camada externa da fibra que age como uma barreira protetora, é o primeiro componente a sofrer danos devido a estes tratamentos.

A sensibilidade pode ser física ou química. A física é aquela causada pelos agentes físicos naturais, cujas ações constantes, diretas ou indiretas, como raios solares, mudanças climáticas, vento, poluição etc não se pode impedir. A sensibilidade química é a causada pelo uso de químicas - geralmente pelo uso excessivo, indiscriminado ou indevido – como tinturas, alisantes, descolorantes dentre outros.

Para solucionar ou remediar grande parte dos problemas de sensibilidade da estrutura dos fios, a moderna tecnologia cosmética capilar coloca a nossa disposição uma gama de produtos específicos. O mercado de cosméticos nos ajuda muito hoje, pois ele cria cada vez mais produtos que regeneram completamente os fios. É o caso de tratamentos formulados com produtos a base de queratina, aminoácidos, extratos nutritivos, que penetram na camada da fibra danificada da cutícula para reparar, amaciar e selar, proporcionando proteção duradoura, preservando a hidratação e o brilho. Repõe os nutrientes vitais que foram retirados dos cabelos. Um tratamento restaurador intensivo em fios que tiveram a sua estrutura sensibilizada restaura e repara a porosidade da cutícula deixando os mais fortes, saudáveis e protegidos.

É importante buscar produtos de qualidade e sempre que fizer algum tratamento químico, fazer uma boa hidratação para recuperar os fios.


*Marco Antônio da Silva é cabeleireiro técnico da Never fabricante de produtos para cabelos – www.never.com.br