12 dicas para manter os cachos lindos no invernoÁgua quente e uso desenfreado do secador. Essa dupla é inimiga número um dos cabelos no inverno. E para que as madeixas permaneçam bonitas e saudáveis durante toda a estação, é preciso redobrar os cuidados, que vão desde a lavagem à hidratação.

Os cabelos cacheados, por exemplo, são naturalmente mais opacos e ressecados, já que a distribuição da oleosidade natural do couro cabeludo não acontece de forma homogênea ao longo do fio. Além disso, por serem mais volumosos e difíceis de pentear, os cachos acabam ficando com a definição comprometida. Então, mantê-los bem lavados e hidratados é fundamental para que não fiquem armados e sem vida.

De acordo com Lúcia Santana, coordenadora técnica do Instituto Beleza Natural, rede especializada em cabelos crespos e ondulados, os cuidados com os cachos não devem se restringir ao inverno. “Ao longo do ano, é necessário hidratar os fios em casa duas vezes na semana e uma vez ao mês no salão”, orienta. Também é indicado cortar os cabelos a cada dois meses. “Para renovar os fios, dar movimento e eliminar as pontas mais ressecadas”, explica Lúcia.

Confira algumas dicas

1.    Lave os cabelos utilizando apenas água morna, pois a água muito quente resseca ainda mais os fios.
2.    Lave e hidrate os fios duas vezes por semana e remova diariamente o creme de pentear, apenas com água.
3.    Massageie o couro cabeludo durante a lavagem, para estimular a produção de sebo protetor nos cabelos.
4.    Com os cabelos ainda molhados, porém sem excesso de água, aplique, em pequenas quantidades, o creme de pentear nas mãos e espalhe pelos fios na quantidade necessária.
5.    Para não sair com os cabelos molhados no inverno, as cacheadas podem fazer uso do difusor, com temperatura moderada para não sensibilizar os fios.
6.    Para garantir uma modelagem perfeita ao utilizar o difusor, será necessário aplicar  uma quantidade generosa de creme de pentear.
7.    Antes de ligar o secador, arrume os cabelos no difusor com objetivo de evitar o efeito de frizz. Para mover o difusor de um lado para o outro da cabeça, é necessário desligar o secador e acomodar os fios para então ligar  novamente o secador (difusor). Para finalizar o processo, após os cabelos estarem secos, vale soltar os cachos utilizando algumas gotas de reparador de pontas com objetivo de dar movimento, potencializar o brilho e promover proteção para as pontas.
8.    O difusor é uma fonte de calor que pode causar danos aos cabelos. Sendo assim, além de hidratar os cabelos conforme orientado anteriormente, é indispensável à reposição de queratina.
9.    Ao longo do dia, aplique pequenas quantidades do creme de pentear. Para isso, os cabelos devem estar úmidos, com o objetivo de não sensibilizar os fios, facilitar a absorção e proporcionar definição aos cachos;
10.  Evite penteá-los a seco. Procure penteá-los quando ainda estiverem úmidos, para manter sua estrutura intacta;
11.  Desembarace-os cuidadosamente, iniciando sempre das pontas até a raiz;
12.  Utilize máscaras hidratantes de tratamento intensivo de acordo com a necessidade, em casa e no salão.