Foto 02Conforme as gerações mudam, a moda as acompanha. Com isso, os cortes de cabelo mudam também. Quando olhamos nosso álbum de fotos antigo, por exemplo, percebemos que os cortes de cabelos sempre seguem uma tendência, mas que estão em constantes mudanças.

Nos anos 1970, era moda hippie. Os cabelos eram longos e lisos e as pessoas não tinham muita preocupação em cuidar dos fios e nem da aparência. Apenas queriam paz e amor! Nos anos 1980, os grupos musicais ditavam moda. Um deles era o extinto Menudos. Com isso, as mulheres copiavam os cortes dos meninos. Cabelos bem ondulados, com franja e um pouco abaixo do ombro.

Já nos anos 1990 chegou a moda da tintura, quando era chique estar com as madeixas pintadas, principalmente de loiro. “Nos anos 1980 e 1990 os salões de beleza deram um “boom”. As mulheres começaram a se preocupar muito com a aparência e estavam sempre querendo imitar os cabelos que faziam a cabeça dos artistas.” – lembra Walter Cabral, proprietário da rede Walter’s Coiffeur e hairstylist desde os anos 60.

No início do século XXI, a chapinha e o alisamento japonês chegaram com força total. O cabelo liso e escorrido era o sonho da maioria das mulheres. Os salões de beleza ficavam com fila para alisar os fios das clientes. Hoje em dia, o que está em alta são os looks mais naturais possíveis. “Nada muito certinho. O que vale é o penteado meio despenteado.” – ensina Marcos Aguiar proprietário do salão Platine.

“É muito bom olhar para trás e ver que eu participei de toda essa mudança.” – finaliza Walter.

Walter’s Centro Técnico
Endereço: Av. Nossa Senhora de Copacabana, 664, Bl 1/9° andar – Galeria Menescal – Copacabana.
Tel.: 3208-4000.