Cachos mais bonitos e saudáveisOs cabelos cacheados definitivamente devem ter cuidados especiais. A hairstylist Lílian Souza dá dicas para as mulheres que desejam manter seus cachos e lindos e bem cuidados.

Corte
A escolha do corte de cabelo é sempre um dilema! Neste momento muitas mulheres esquecem que a preferência por um estilo que lhes favoreça é muito importante para o equilíbrio proporcional do rosto. Aquelas que usam os cabelos cacheados devem optar por cortes em camadas, para dar destaque às ondulações dos fios. Se o cabelo for extremamente crespo, o ideal é mantê-lo reto, variando de acordo com a quantidade de fios.
Atualmente muitas mulheres assumiram o crespo natural e usam seus cachos armados, lindos, definidos, hidratados e muitas vezes coloridos. Tudo isto é resultado de muito cuidado e dedicação diária aos cabelos.

Limpeza
Cabelos crespos e ondulados devem ter uma limpeza extremamente cuidadosa. Fazer uso de muitos cremes simultaneamente, ou fazer nova aplicação sem tirar todo o resíduo, deixa os fios com um aspecto ensebado, além de causar entupimento dos folículos e levar a queda capilar. Outro fator importante é que isso pode levar a morte das células germinativas, que ficam sem força para crescer na medida em que os fios enfraquecem.
O ideal é usar cremes de pentear sem exagero, podendo ser substituído por um mousse ou ativador, de acordo com a aceitação dos fios. Em hipótese alguma se deve usar condicionador no lugar do creme sem enxágue. Esses produtos foram feitos para serem retirados dos fios e sua permanência pode provocar efeito contrário ao de uma hidratação.

Água
Cabelos crespos e ondulados devem ser lavados sempre com água morna ou fria, pois a água muito quente causa ressecamento dos fios e do couro cabeludo, deixando os cachos com um aspecto opaco e sem vida. O ideal é finalizar cada lavagem capilar com um jato de água fria, pois ativa a circulação sanguínea e devolve os nutrientes necessários para o bom desenvolvimento dos fios, deixando-os brilhantes e macios.

Uso de químicas
- relaxamento: Deve ser feito apenas quando o volume dos cabelos é excessivo. O processo exige o uso de algumas bases, onde as mais comuns são guanidina, hidróxido de sódio e amônia.
- coloração: Para cabelos crespos e cacheados costuma-se trabalhar com dois ou três tons que vão do dourado ao vermelho, o resultado quase sempre é extremamente satisfatório.

Tratamentos
Hidratação semanal é de extrema importância para o tratamento dos cabelos crespos e ondulados, pois eles são naturalmente ressecados e precisam repor tudo que se perde durante a realização de processos químicos. Além disso, há também a agressão por parte da poluição, que atinge todos os tipos de cabelos.


Lílian Souza começou sua carreira de hairstylist há quinze anos, cinco dos quais tem sido também empresária do salão de beleza Quality Hair, em São Paulo. Ainda no Brasil, especializou-se nas áreas de make up, designer de sobrancelhas, permanente, tintura de cílios, alongamento e técnicas de escova progressiva. No primeiro semestre de 2009, esteve presente no simpósio de aperfeiçoamento de cortes do Instituto Llongueras.

Tel. (11) 3621-2008 / 3621-4101