Os fios brancos levam alguns anos para aparecer, mas ao primeiro indício de seu aparecimento as mulheres, em geral, preocupadas com a aparência, correm para tingi-los. Hoje, com tanto despojamento na moda e mais liberdade de estilo, é possível, entretanto, apostar na beleza dos cabelos brancos e adotar um estilo único.

 

“Atualmente, as pessoas estão assumindo suas características naturais. É isso que o ser humano precisa aprender: a ser o que é. Se ele se vê bonito, quem está ao seu lado vai achá-lo bonito também. E assumir os cabelos brancos, vai depender muito de quem vai ostentá-lo. É preciso ter estilo e personalidade, além de cuidar para que os cabelos estejam sempre bem cuidados e não envelheçam a pessoa exageradamente”, argumenta o hairstylist Pedro Paulo Marques, do Pedro Paulo Cabeleireiros (RJ).

 

Ao contrário do que se imagina, os cabelos brancos também necessitam de cuidados especiais para não ficarem com aparência de amarelados, com ar de envelhecimento e desleixo. “Para quem tem ou vai assumir os fios brancos, o mercado oferece xampus e condicionadores específicos para este tipo de cabelo. Os ingredientes destes produtos proporcionam brilho e proteção à haste capilar. Os tratamentos específicos são os mesmos para outros tipos de cabelos. Uma boa linha de cosméticos, massagens e hidratações proporcionarão maleabilidade, brilho e sedosidade aos cabelos brancos”.

 

Coloração

 

Agora, é possível também realçar os fios brancos ou repaginá-los por meio da coloração. De acordo com Pedro Paulo, a escolha da cor e da técnica “vai depender da nuance do cabelo desejado. Se ele estiver grisalho e a cliente desejar deixá-lo mais branco, é necessário aplicar um descolorante, que dará uma tonalidade uniforme aos fios; porém, se o cabelo está mais escuro, a descoloração vai danificar os fios, provocando ressecamento. Neste caso, a sugestão é a de escolher um tom de louro, por exemplo, que proporcione beleza e proteção à haste capilar e que combine com o tom de pele”.

 

Corte

 

Cabelos brancos assumidos e bem tratados, o próximo passo é o corte. “Para dar um ar de rejuvenescimento o indicado é um tipo chanel repaginado. Mas, o tamanho ideal vai depender de uma avaliação – profissional e cliente - do formato do rosto para que o corte e a cor fiquem em harmonia, ressaltando a beleza, o estilo e a personalidade da pessoa”, finaliza o hairstylist.