Cabelos brancos: como disfarçá-los sem optar pela tintura?

Quando os primeiros cabelos brancos surgem, fica a dúvida sobre o que fazer. Algumas pessoas preferem adiar a aplicação de tintura. E é aí que entram as diversas possibilidades para disfarçar os fios grisalhos...

E opção é o que não falta! “Dependendo da quantidade de cabelos brancos, é possível optar pelo uso de tonalizante sem amônia, em dois ou três tons mais claros que darão um resultado de luzes”, revela a hairstylist Silene Olmo.

De acordo com a profissional, shampoos neutralizadores de amarelo, que platinam os fios brancos também contribuem no disfarce. “Além disso, existem alguns bastões de maquiagem, que saem ao lavar e encobrem os grisalhos. A henna é uma alternativa mais natural, que colore suavemente os fios”, explica a profissional.

Esconde-esconde

Existem alguns cortes e penteados que fazem toda a diferença e ajudam a esconder os fios brancos. “Evite dividir a parte superior do cabelo, deixando-os repartidos ao meio. Opte por fazer um zigue zague na raiz, distribuindo o peso do cabelo, impedindo a passagem plana de luz. Dessa forma eles ficam bem juntos, escondendo mais os brancos”, comenta.

Um dos principais erros cometidos pelas pessoas, ao tentar se livrar dos cabelos brancos, está em arrancá-los. “Isso pode causar um trauma no bulbo capilar, interrompendo o processo de evolução do fio, fazendo com que a multiplicação das células que formam o cabelo acelere, e provoque o nascimento de um fio mais fino e, muitas vezes, defeituoso”, alerta a profissional.

Para não cometer esse nem outros erros, conheça abaixo os principais mitos sobre os cabelos brancos listados pela especialista:

• “Arrancar cabelo faz nascer mais dez brancos”
Mentira. Se fosse verdade, não existiram pessoas calvas;

• “Coloração loura não cobre os fios brancos"
Mentira. O que ocorre é que o cabelo escuro, quando clareado, sofre a influência da tintura e o fio branco não. É como um tubo de vidro, que sempre vai ser diferente na ótica. Se a cliente tiver até 50% de cabelos brancos, é interessante considerar o fundo de clareamento de uma cor natural para equilibrar com o branco.

• Algumas tinturas não cobrem totalmente o branco.
Mentira. A mistura certa entre natural e nuance é eficiente.