Como cuidar de cabelos com mechas?

Muito já se ouviu falar sobre cabelos tingidos, com alisamento e por aí afora... Mas e os fios com mechas? Como tratá-los? Eles necessitam de cuidados especiais? Henrique Eizono, hairstylist e educador da Academia Ondina, explica que sim. “Esse tipo de cabelo precisa de atenção. Fazer tratamentos periódicos a cada 20 dias a fim de repor os nutrientes e aminoácidos garante que as mechas fiquem sempre com brilho e em evidência”, diz.

Usar um shampoo com o pH mais ácido é também fundamental para manter os fios saudáveis, além de um condicionador com função reconstrutora. “Antes de secar, é importante sempre utilizar um bom protetor térmico e um gloss com silicones leves”, recomenda o profissional.

Cuidados extras

Ter uma linha de produtos para a manutenção dos fios em casa garante que os fios fiquem sempre hidratados e com as cutículas saudáveis. “Aposte no leave-in, um item indispensável a todas as mulheres com os mais diversos tipos de cabelos”, comenta Henrique.

Outro aspecto importante é manter as mechas retocadas. Mas a periodicidade da aplicação varia e deve ser analisado caso a caso. “Se as mechas tiverem um efeito mais natural ou nas pontas, podemos retocar de 5 a 6 meses. Caso elas sejam mais claras, em tons de loiro especificamente, o retoque deve ser feito a cada 2 ou 3 meses”, pontua.

E para não cometer nenhum erro ao tratar de cabelos com mechas, não se esqueça de usar shampoos com o pH mais alcalino. “Alisamentos, permanentes e escovas progressivas devem ser evitados. Caso a cliente realmente deseje, é importante testar a compatibilidade da aplicação em uma pequena parte da mecha para verificar como o cabelo reage”, destaca.