Variações de cortes chanel

O hairstylist Lauro Soares, durante seu workshop de cortes na Hair Brasil 2012, deu dicas preciosas e ensinou passo a passo de como fazer diferentes cortes chanel. Ele explicou que o chanel reto só fica bem em cabelos lisos, portanto se o cabelo for crespo e a mulher desejar aderir ao look é melhor recorrer a algum procedimento químico alisante.

As diferenças básicas entre o corte chanel reto e o estilizado é que o reto pode ser feito rente à nuca, usando o próprio pescoço como linha de base. Para aque ele fique preciso, o ideal é que o cabelo esteja molhado por igual. Já o segredo do corte estilizado está na terxturização, a maneira de desfiar os fios, usando ou não a navalha. É essa etapa que garante o movimento dos fios e que as camadas não fiquem marcadas.

Chanel reto passo a passo

Cortes chanelPasso 1: lave os cabelos, divida as madeixas no centro e comece o corte pela nuca. Defina o comprimento em uma mecha central da nuca baixa e use-a como mecha guia.

Passo 2: corte todo o comprimento com tesoura fio navalha, seguindo essa mecha como guia. 

Passo 3: quanto a parte a da frente, isole a porção que dará origem à franja lateral. Ela é cortada em risca central da testa à nuca em forma de V. Usando sempre a porção mais próxima de cada lateral como mecha guia. O compimento fica a cargo da cliente, pode ser desde a altura do nariz, da boca, do queixo...

Passo 4: finalize o corte somente após a secagem, para não deixar nenhuma aresta para trás. Certifique-se de que a cliente fique com a cabeça reta durante o corte, para que não altere nenhuma angulação.

Chanel estilizado passo a passo

Cortes chanelPasso 1: isole o topo da cabeça em linha retangular e reparta metade do comprimento para um lado e metade para o outro.

Passo 2: comece pela nuca, corte o cabelo reto e bem colado no pescoço.

Passo 3: solte uma camada de cada lado e vá cortando o cabelo,  inclinando a cabeça da cliente para o lado posterior ao que está sendo cortado.

Passo 4: corte de forma reta o cabelo até a linha superior da orelha, usando a linha da nuca como mecha guia, ao todo são cerca de três camadas horizontais, depende da quantidade de cabelo da cliente.

Passo 5: pegue uma mecha do centro da cabeça e corte cerca de 10 centímetros (considerando um cabelo na altura dos ombros), essa  mecha servirá de guia.

Passo 6: determine o comprimento deslizando a mão na porção a ser cortada de forma paralela a cabeça. Depois pince essa porção com os dedos médios e indicador de cima para baixo e corte. Cuidado para não deslizar as mechas, elas devem ser cortadas em linhas verticais precisas.

Passo 7: para fazer o bico, divida um dedo e meio do cabelo após a linha do nariz e penteie para uma das laterais. Pegue uma mecha da coroa como guia, cerca de dois centímetros mais larga. Puxe para a frente e corte com o dedo inclinado de cima para baixo.

Passo 8: seque e finalize com texturização pela base da nuca, enfiando a ponta da tesoura fio navalha criando sulcos entre as mechas para dar balanço ao corte.

Confira também

Corte chanel desconectado passo a passo