Transformar cabelos naturalmente cacheados em lisos não é nenhum milagre, mas exige prática e conhecimento. Muitas vezes, o profissional sabe aplicar o produto e transformar cachos em fios retos. Porém, se o cliente tem alguma dúvida sobre a técnica, nem sempre o cabeleireiro sabe responder corretamente.
Para não cometer nenhuma gafe em relação ao conteúdo das respostas ou, pior ainda, errar a mão durante o processo, o portal Cabeleireiros.com conversou sobre o tema com o técnico da Schwarzkopf, Tato Simões, que ministra cursos educacionais pela marca.
Alisamento x permanente
“Não há grandes diferenças no processo químico de alisamento ou permanente. Os dois lidam com a estrutura dos fios, ou seja, o córtex. Então, o produto para ambas técnicas é o mesmo, diferenciando-se apenas na forma que o profissional quiser dar depois de aplicá-lo. Para quem não sabe, o córtex é aquele que dá a forma ao cabelo e é dividido em cutícula, também conhecida como camada protetora, fibras e cadeia polipeptídica”.
Desestruturando o formato
“Quimicamente falando, o processo de alisamento age diretamente nas chamadas cadeias polipeptídicas, aquelas que proporcionam força e elasticidade do fio. A cadeia é formada por três pontes.
As de hidrogênio são as mais fracas. Elas quebram e se reconstroem facilmente. Um bom exemplo para entendê-las é a água que quebra a ponte, deixando as madeixas temporariamente mais lisas do que o normal. Assim que o cabelo seca, ele volta ao seu formato, pois as pontes se formam novamente.
A intermediária é a ponte salinas que é quebrada por ácidos fracos. Na prática, é onde atua o alisamento com progressiva e também as escovas feitas com secador.
Por último estão as mais fortes: pontes dissulfeto. É onde atua o produto de alisamento definitivo, que destrói essas pontes por tempo permanente”.
Aplicando o produto
“Antes de começar o processo, é importante que o cabeleireiro faça o teste de mecha. Sempre escolha três pontos. Dois deles são a nuca baixa e a intermediária pois são mais resistentes por não estarem expostos ao sol. Outro é a franja que é mais fraca. Se em cinco minutos o cabelo ficou super elástico, não prossiga. Afinal, com esse curto espaço de tempo, você não terá como aplicar em todos os fios por igual e a ação pode dar um resultado desastroso.
Outra dica é deixar sempre o espaço de 1cm da raiz para a aplicação, já que o fio cresce em uma reta de 90º em relação ao couro cabeludo. Se o produto for aplicado diretamente, em uma semana o cabelo já cresceu um pouco, formando pontinhas que quebram facilmente [como na ilustração ao lado]” .
Neutralizando
“O neutralizante irá reconstruir as pontes dos fios e deixá-los fortes novamente. É uma etapa indispensável. Antes de neutralizar, é importante lavar muito o fio para livrá-lo do produto alisante. Nunca utilize vinagre, pois não possui a mesma fórmula do neutralizante, portanto, não dá o mesmo efeito.
Finalizando
“É ideal que o cabeleireiro faça um corte nas madeixas, assim as pontas, que geralmente são mais danificadas, são retiradas e o resultado do cabelo liso aparece melhor”.
Confira também o passo a passo do alisamento definitivo da Schwarzkopf
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.