O que as mulheres querem em relação a coloração

Clairol Professional realizou uma pesquisa internacional com milhares de mulheres para descobrir o que elas querem no momento em que vão colorir os seus cabelos e, ainda, para compreender por que não revelam o que realmente  querem em relação à coloração. A pesquisa trouxe percepções interessantes para os cabeleireiros! 

Segundo o estudo, 8 em cada 10 clientes estão entediadas com o serviço de retoque de raiz atual com uma única tonalidade, e gostariam de tentar algo novo, mas sutil. Entretanto, mesmo que elas queiram tentar algo novo, 7 em cada 10 delas admitem que relutam em pedir um serviço diferente ou uma mudança na cor para seus cabeleireiros.

Entre as participantes, 55% responderam que seus cabeleireiros passam o tempo fazendo consultas com elas em todas as visitas, e apenas metade (53%) afirmou que conhece todos os serviços oferecidos pelos seus cabeleireiros. Entretanto, 85% das participantes da pesquisa disseram que estão preparadas para gastar mais dinheiro se enxergarem um benefício. 

Os resultados

Esses dados apontam como é importante que as clientes não se sintam presas a uma rotina, apenas porque não têm a confiança necessária para pedir algo diferente. "Os cabeleireiros realmente podem ter certeza de que se discutirem sobre coloração, principalmente sobre a nova oportunidade de colorir com várias tonalidades, isso é exatamente o que as clientes querem ouvir," comenta Raquel Wakai, coordenadora de educação de Clairol Professional no Brasil.

"Mesmo quando as clientes querem mudanças sutis, podemos observar pela pesquisa que elas não revelam isso para os seus cabeleireiros. Portanto, se os cabeleireiros não estão conversando especificamente sobre novos serviços com as clientes, eles estão perdendo oportunidades", complementa Raquel.

Aparência x Tonalidades

Os benefícios da coloração com várias tonalidades foram claramente refletidos nos resultados da pesquisa: 83% das mulheres acham que as pessoas que cobrem os cabelos brancos com cores mais naturais têm uma aparência mais profissional e sofisticada do que as pessoas que colorem os cabelos de maneira evidente. Quando perguntadas sobre um serviço de coloração com várias tonalidades, mais de 8 em cada 10 mulheres disseram acreditar que uma coloração com várias tonalidades poderia proporcionar uma aparência mais jovem, com 82% das mulheres querendo que a cor parecesse mais sofisticada.

Tendência e moda

A pesquisa também revelou que hoje, mais do que nunca, as mulheres se inspiram nas tendências, com quase 9 em cada 10 mulheres inspirando-se na moda mais recente. Além disso,  81% disseram que gostam quando o cabeleireiro recomenda uma tendência de coloração da estação que combine com a personalidade delas e o tipo de cabelo.

A pesquisa aponta que 8 em cada 10 mulheres querem um serviço de coloração que proporcione resultados vibrantes, duradouros e de aparência natural. Além disso, 72% disseram que gostariam de ver mais luzes e luzes invertidas em sua cor, o que indica que elas estão prontas para a coloração com várias tonalidades. As participantes afirmaram que querem um look natural que seja adequado para elas e para a personalidade delas e, ainda, 82% disseram que querem colorações personalizadas exclusivas. Finalmente, 85% das mulheres querem mudar a aparência, mas não querem uma mudança drástica. Por isso, a coloração com várias tonalidades é perfeita para elas, já que proporciona resultados naturais. 

*A pesquisa foi realizado pelo LM Research e Marketing Consultancy de Londres, em novembro de 2010. Foram contemplados  seis países, sendo eles  Brasil, China, Alemanha, Mexico, Tailândia e Rússia, e entrevistadas 1.000 mulheres de cada território.