O undercut faz a cabeça delesA estratégia para oferecer um corte moderno e personalizado aos homens requer uma análise do tipo de rosto, do cabelo (se tem frizz, se é cacheado, liso, grosso, fino, muito denso, com alopecia areata (perda de cabelo em áreas arredondadas ovais do couro cabeludo) e até da personalidade da pessoa e da imagem que ela deseja passar. Entretanto, homens mais antenados gostam de inovar e acabam aderindo à moda em todos os sentidos, até mesmo nos cortes de cabelo.

De acordo com Rosângela Rocha, hairstylist, visagista e sócia-proprietária do espaço de beleza Maison Rocha, um dos mais pedidos é oundercut (under – por baixo, cut – corte), pois é um corte simples, moderno e fácil de manter. O undercut é, basicamente, um corte feito “por baixo” do cabelo. Ele já vem desde a década de 1970 e era bastante usado pelos punks. “O jogador David Beckham, por exemplo, usa o cabelo jogado pra trás, algumas vezes com gel e noutras de modo natural, como ocorria nos jogos”, conta a profissional.

Há algumas variações do undercut. É possível raspar os cabelos somente de um lado , dos dois – em uma espécie de moicano -, ou, ainda,  cortar os fios mais rentes à cabeça em um comprimento diferente do restante dos cabelos. “Apesar de simples e fácil de manter, o homem precisa ter estilo para usar o undercut. Ele é recomendado para pessoas magras, com o rosto mais fino”, explica Rosângela. O corte deve ser adaptado à estrutura craneana, ou seja, deve-se apalpar a cabeça para saber se o crânio tem partes mais arredondadas ou elevações, para que, depois de raspado, não haja surpresas.

Segundo a hairstylist, o kit sobrevivência para o undercut é: xampu, creme, máscara, mouse, pomada, spray, gel tônico e densificador.  O corte tem que combinar com o estilo da pessoa e o ambiente que ela frequenta. “Há escolas, por exemplo, que não permitem cortes de cabelo muito chamativos, ou até mesmo mechas coloridas. É claro que a maioria das pessoas não quer se encaixar em um ambiente, mas se destacar nele”. Em cabelos cacheados um lado é mais raspado e o outro é maior, com a franja também maior de um lado do que do outro.

Versátil, o corte pode ser usado em ocasiões mais sóbrias, acomodando os fios com pomada ou gel e fazendo um estilo mais clássico. Já fora do ambiente de trabalho, os fios podem ser desalinhados, caracterizando modernidade e estilo. Homens que não se importam com a opinião dos outros são os que mais pedem o corte no salão.

“Caso queira apostar no corte, vá a um salão de confiança, explique como deseja. E seja bem específico. Cheio de atitude, o undercut está super em alta. Pelo menos uma vez na vida a gente tem que fazer alguma coisa fora dos padrões (desde que não seja nada errado), não é?”, finaliza Rosângela.

Mais informações:

Maison Rocha
(31) 3334 4470
www.maisonrocha.com.br