Saiba como ter cabelos crespos sempre maravilhosos!

Muitas mulheres com cabelos crespos assumem com tranquilidade a natureza de seus fios.
Elas sabem lidar e domar a “fera”. E optam por não entrar de cabeça em procedimentos que alisam e deixam esse tipo de cabelo menos volumoso.

Neiva Pena, hairstylist do salão Essencial Hair, em São Paulo, dá alguns toques que podem deixar os fios crespos mais “contidos” e com um aspecto supersaudável e bonito. “Os produtos finalizadores sem enxágue são indispensáveis para manter o cabelo crespo com um efeito bonito. Se o cabelo está sem definição o ideal é usar os produtos ativadores com fixação. Se o cabelo esta com frizz e sem brilho o ideal são os produtos com efeitos hidratantes e óleos reparadores”.

Na contramão da beleza dos cabelos crespos, o profissional ressalta que um dos produtos a serem evitados é o shampoo de limpeza profunda, pois poderá deixá-los arrepiados, cheio de frizz.

Cuidados essenciais

Para todo tipo de cabelo, há um cuidado específico que deve ser tomado para que ele tenha sempre um aspecto bonito e saudável.

No caso dos fios crespos, é importante que seja lavado diariamente, pois são fáceis de embaraçar. “O ideal é intercalar com shampoos suaves que tenham pouco lauril em sua fórmula”, explica a hair stylist.

É fundamental também aplicar o condicionador da raiz até as pontas e usar uma máscara hidratante uma vez por semana. “Um creme leave in sem enxágue é fundamental para manter a forma e controlar o frizz”, comenta.

Na hora de pentear é essencial evitar pentes de dentes finos e usar os dedos para desembaraçar ou escovas de cerdas espaçadas. Para secar, a profissional recomenda utilizar um papel toalha ou tecido de TNT para retirar o excesso de água, amassando bem para definir os cachos. Depois, caso ache necessário, utilize o secador com o difusor.

Penteados arrasadores

Cabelos crespos podem ficar ainda mais lindos quando estão presos. A profissional salienta que tranças e penteados laterais são ideais para valorizar esse tipo de fio.

“Para o penteado ficar lindo e “arrasador”, é fundamental saber distribuir o cabelo de forma proporcional. Deixá-los indefinidos e mal escovados conferem um visual muito selvagem, sem beleza”, finaliza.