Tonalizante e tintura: quais são as principais diferenças

Ao descolorir os cabelos, algumas pessoas optam pelos tonalizantes, que não possuem amônia em sua fórmula. E isso pode trazer diversos benefícios aos fios, como explica Alexandre Zucker, proprietário do salão Vertigo Hair, em São Paulo. “A grande vantagem é que o produto proporciona mais maciez e brilho, por ser feito a base de etanolamina; composto químico criado para colorir os fios sem agredi-los”.

De acordo com o profissional, a amônia causa o ressecamento dos fios quando aplicada de forma errada. “Utilizar produtos de primeira linha e orientar a cliente na manutenção diária é essencial para um bom resultado”, diz.

Tom sobre tom

O tonalizante é um produto poderoso no quesito “hidratação”. Sua fórmula é rica em óleos hidratantes, silicones e corantes de primeira linha, que são responsáveis pela coloração dos fios.
A principal diferença em relação a tintura está no clareamento. “A tintura utiliza amônia, que auxilia no clareamento e permite que os corantes penetrem profundamente nos fios, causando uma abertura de até quatro tons. Já os tonalizantes não clareiam, apenas dão um tom sobre tom nos fios”, explica.

Cuidados essenciais

Embora possua uma fórmula leve e sem componentes químicos, todo o cuidado é pouco na aplicação. “É sempre importante conversar com a cliente e extrair o máximo de informações possível. Caso ela tenha ou já teve algum tipo de alergia ou esteja grávida, o uso deve ser evitado”, comenta.

Apesar de ser um tonalizante, o profissional explica que é importante analisar também, o estado dos fios, para dar o efeito desejado. “Como o tonalizante não tem poder de clareamento, caso a cliente se arrependa e os fios fiquem escuros, não é possível reverter imediatamente a coloração com a tintura, por exemplo. Isso pode deixar os fios manchados”.

Cuidados em casa

Para ter sempre a cor radiante do salão, nada como contar com produtos que protegem o tom dos fios. Para isso, uma das sugestões é a linha Cor Radiante, da TRESemmé. Nela, shampoo, condicionador e creme de tratamento preservam a coloração por até 40 lavagens, além de proporcionar brilho e leveza aos fios e reduzir o desbotamento.