Rosto quadradoTodo ano o mesmo ritual se repete. Basta que comece o verão e apareçam novas tendências em moda hair para que os salões de beleza sejam inundados por mulheres com vontade de mudar o visual. Mas nem sempre é possível que o resultado da transformação seja semelhante à moda ditada. Para isso, é importante que o corte que favoreça o tipo de rosto da cliente, que pode ser quadrado, triangular, redondo e retangular alongado.

O hairstylist uruguaio Maurício Cid, que por 10 anos foi presidente da Intercoiffure Chile e estará no Brasil em 2010 para o BSG World Festival, diz que não há motivos para se desesperar, e que o ideal é procurar adequar algo ao sRosto retangular alongadoeu perfil. “Não há um tipo de rosto ideal, assim como não há mulher feia. O que existe é mulher que não encontrou o próprio estilo e que não sabe valorizar o formato do rosto”, conta.

Investir em cabelos que deixem o look mais harmônico e retirem os focos das imperfeições é uma ótima dica fornecida pelo profissional. “Barbara Straisen tem nariz pronunciado e os olhos de Lisa Minelli têm um formato inusitado. Mas ambas souberam tirar o foco dos ´defeitinhos´ para conseguir um visual harmônico”, enfatiza.

Para não cometer erros ao cortar as madeixas, siga as orientações do profissional para cada tipo de face:

Rosto quadRosto triangularrado - Prefira cortes que deixam o cabelo na altura do pescoço. Para as que desejam madeixas mais compridas, use ondas suaves e dê toques de luz com reflexos localizados. Evite o corte reto.

Rosto triangular
- Use e abuse do cabelo comprido, com movimento e volume. Também aposte na franja, pois ela ajudará a equilibrar o rosto. Nunca divida os fios ao meio, pois isso vai salientar os ângulos da face.

Rosto retangular (alongado) - Dê volume nas laterais e use franja, reta ou lateral.
Rosto redondo
Rosto redondo - A ideia é tirar o cabelo do rosto e não usar os fios com comprimento muito longo. O comprimento até os ombros unido a um corte desfiado nas laterais, para afiná-lo, é certeza de sucesso. É importante dar volume na parte superior da cabeça. Pode ter franja, desde que suave.

Maurício Cid estará presente no 1° BSG World Festival, evento de moda, beleza, saúde e estética, que acontecerá no Expo Unimed Curitiba, entre os dias 26 e 29 de junho de 2010.