Nesta época do ano em que as temperaturas são mais baixas, as clínicas de beleza que oferecem depilação a laser ganham muito mais movimento. “Como a ação do laser na pele a deixa um pouco mais sensível, é melhor que fique menos exposta ao sol”, diz o dermatologista Abdo Salomão Jr., médico da rede de clínicas de estética Onodera.

É por isso que muitas clientes da clínica recorrem ao Light Sheer, aparelho indicado para esse procedimento, nessa época do ano. Axilas, pernas e até o buço são regiões recomendadas para o procedimento, considerado seguro. “Mas é preciso que seja realizado com médicos treinados e capacitados.”

De acordo com o especialista, o aparelho promove a destruição do bulbo piloso, ou seja, da raiz do pêlo. “Até os encravados são destruídos e eliminados pelo laser”, afirma Salomão. Ele explica que depois da primeira sessão é comum observar o crescimento de alguns pêlos na região tratada, dando a impressão de que o laser não foi passado nessa área. “Isso acontece porque o pêlo possui várias fases de crescimento, o que justifica a necessidade de até três sessões, no mínimo, para se chegar ao resultado desejado. Uma sessão por mês.”

No entanto, antes da cliente se submeter ao procedimento, é preciso também ficar atento a alguns cuidados para evitar qualquer tipo de problema. A fisioterapeuta Ingrid Peres, da Onodera, dá algumas recomendações importantes que os profissionais devem dar a quem deseja fazer depilação a laser:

- Não extraia o pêlo da raiz com cera, pinça ou qualquer outro método, pelo menos 30 dias antes do tratamento;

- O laser não pode ser aplicado em cima de pêlos grandes, que devem ser raspados antes da aplicação;

- Não tome sol pelo menos 15 dias antes de cada sessão e 15 dias depois;

- Após as sessões, utilize bloqueador solar com FPS 30 ou mais, várias vezes ao dia.