Depilação: um trabalho a ser geridoNenhuma mulher abre mão da depilação. Seja qual for o método, o procedimento é visto mais do que como uma simples forma de vaidade, mas tem caráter higiênico. Mas, qual é a forma adequada de depilação para cada região do corpo? Como preparar a pele e quais cuidados tomar para não machucar a cliente? Essas e outras respostas foram dadas por Meire Carmo, técnica de depilação da Depi Roll. Confira a entrevista:

Portal: Qual técnica de depilação é mais indicada para cada parte do corpo: sobrancelhas, buço, virilha e pernas. E por que são mais indicadas em cada passo?

Meire: Nas sobrancelhas, roll on faciais podem ser usados nas partes superior e central, por serem mais eficientes e apropriados nestes locais. Na área da pálpebra recomendo o uso de pinça, por ser uma região sensível e evitar flacidez.

No buço, além do roll on, também podem ser usadas folhas faciais. Ambos otimizam o tempo de depilação para a profissional e garantem melhor qualidade do serviço, que terá duração de 20 a 30 dias. Outra opção é usar cera quente.

Para virilha a recomendação de uso é a cera quente, pois ela facilita a remoção do pelo e ameniza a sensação de dor, graças à temperatura. A cera deve ser aquecida em termocera ou banho maria. Se a profissional quiser optar pelo uso de refis roll on, não há problema, mas lembro que eles não devem ser usados na depilação íntima.

Para as pernas, o sistema roll on é o mais rápido, prático e garante maior benefício tanto à cliente quanto ao profissional.

Portal: A depilação com linha também vem ganhando espaço. Qual sua opinião sobre ela e em quais casos ela é mais indicada?

Meire: A depilação com linha é mais indicada a quem faz tratamento de pele, por ser um método natural. A profissional que trabalha com esta técnica também deve ser bem treinada para efetuar o processo de depilação com responsabilidade. Acredito que este método venha ganhando espaço por "aparentemente" não agredir a pele. Digo aparentemente, pois trata-se de um método de depilação, arranca o pelo e deve seguir os mesmos critérios e cuidados de qualquer tipo de depilação.

Portal: Quais cuidados o depilador deve ter com cada uma das técnicas quando aplicá-las nas clientes?

Meire: A pele deve ser higienizada com uma loção adstringente pré-depilatória. Também escolha o método mais apropriado para o tipo de pele: cera quente, cera fria, sistema roll on ou folhas prontas. Na aplicação, a profissional deve manter a pele bem firme, esticando-a, tanto na aplicação quanto na remoção dos pelos. Também é importante verificar a posição dos pelos, pois o produto deve ser aplicado no sentido do crescimento e arrancado no sentido contrário. Após a depilação, utilize sempre um óleo de limpeza pós-depilatório para remover resíduos de cera e um gel calmante e hidratante para amenizar a vermelhidão da pele, acalma-la e hidratá-la.

Portal: O que não deve ser feito nos processos de depilação?

Meire: Não se deve depilar o pelo muito curto nem reaplicar a cera no mesmo local, uma vez que isso pode causar queimadura. O profissional também deve alertar a cliente para não se expor ao sol por 72 horas, não usar lâmina nem usar produtos alcóolicos (desodorantes) após o processo, para evitar qualquer tipo de irritação.

Portal: Cada vez mais os homens estão realizando procedimentos depilatórios. A pele do homem e da mulher devem receber tipos diferentes de atenção?

Meire: Não indico depilação para a barba. Entretanto, as demais regiões do corpo tanto masculino quanto feminino devem receber os mesmos cuidados e atenção para o processo de depilação. Apesar do pelo masculino ser mais resistente, a atenção deve ser a mesma.

Portal: A depilação a laser é indicada em quais casos?

Meire: Normalmente, a depilação com laser é indicada para pessoas com problemas hormonais (excesso de pelos), entre outros, que prejudiquem ou causem constrangimento às pessoas devido sua aparência.