A importância de usar o xampu certoOs xampus não servem apenas para retirar os resíduos, mas principalmente para sustentar as proteínas que fazem os fios crescerem.

Como há tantos produtos no mercado, é importante primeiro reconhecer qual o seu tipo de cabelo e couro cabeludo, para depois acertar na escolha do xampu.

É útil saber que todos os xampus possuem carga negativa, responsável pela limpeza do cabelo. Por isso mesmo, o condicionador, que tem carga positiva, fecha as cutículas e repõe os lipídios removidos anteriormente pelo xampu. Assim há a neutralização das cargas.

Por isso mesmo, pode surgir a ineficiência do condicionador e xampu se usados juntos e os fios ficarem ressecados, se a carga não for neutralizada. Diante de tantas informações e detalhes a respeito da própria estrutura dos fios, fica mais difícil escolher quais componentes vão ajudar na atuação do condicionador, ou então, promover a desejável neutralização.

Por isso, antes de acreditar nas propagandas que estão por aí, é melhor conhecer quais as necessidades de suas madeixas. Uma coisa é certa: para qualquer tipo de cabelo é importante que os produtos tenham proteínas que podem ser extraídas da soja, trigo ou arroz. Elas realizam a função de evitar a perda de água e desidratação dos fios.

Mônica Carvalho, dermatologista da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, alerta para os problemas que podem surgir devido ao uso equivocado dos xampus:


Portal Cabeleireiros.com: Quais “ingredientes” ajudam no combate contra a caspa?
Mônica Carvalho: Há componentes ativos que devem estar entre os componentes do produto como o cetoconazol, o ácido salícilico e o zico piridione.

P. C.: É errado friccionar os dedos na hora de massagear o couro cabeludo?
M.C.: Não é errado, mas o ideal é que isso seja feito sem o emprego de muita força para não estimular a produção excessiva de sebo.

P.C.: Durante o banho, a água muito quente deve ser evitada?
M.C.: Sim, o certo é usar água morna para enxaguar os cabelos. A água quente resseca o couro cabeludo, como resseca a pele do corpo inteiro.

P.C.: Quais males podem surgir se cremes leave-in ficarem no couro cabeludo?
M.C.: Podem ser desencadeadas dermatites de contato e consequentemente, prurido (coceira) e descamação.