Cacheado modernoCom a proximidade do verão, quem tem cabelos cacheados pode deixá-los ainda mais charmosos e aproveitar toda a beleza e encanto natural desse tipo de cabelo, um dos símbolos da feminilidade e charme da mulher brasileira.

“Os cachos ganham cada vez mais destaque entre as mulheres, que deixam de lado as chapinhas e assumem a naturalidade dos fios. E apesar de se mostrarem versáteis nos penteados do dia a dia, eles exigem atenção de quem não abre mão do volume e da textura dos cachinhos”, afirma o hairstylist Pedro Paulo Marques, do salão Pedro Paulo Cabeleireiros (RJ).

Como os cabelos cacheados expressam muito mais a personalidade e estilo da mulher, Pedro Paulo e sua equipe falam sobre a tendência deste tipo de cabelo e dão dicas valiosas para manter a beleza deles. Acompanhe.

Portal Cabeleireiros.com
: Qual é a melhor maneira de lavar os cabelos cacheados?
William Silva: O ideal é usar uma linha específica para cabelos cacheados, porque eles possuem em sua formulação ingredientes que irão ativar melhor os cachos, dando mais vida e movimento. Nos últimos dez anos, surgiram muitas novidades nesse segmento do mercado, já que o Brasil é um país no qual prevalecem os cabelos desse tipo. Sempre aplicar o xampu e condicionador conforme especificação da marca de produto escolhida.

Portal
: Como ressaltar os cachos?
William: Para dar mais vida aos fios, além de xampu e condicionador adequados, deve-se sempre utilizar um ativador de cachos que irá ajudar na ondulação dos cabelos. Para finalizá-los depois de lavados, desembarace-os com um pente largo, seque-os suavemente para tirar o excesso de água e aplique o ativador de cachos, amassando bem os fios e modelando conforme a preferência. Quem gosta de usar difusor, deve escolher um ativador que ofereça também proteção térmica.

Portal: Como usar o secador e o difusor para obter o resultado desejado?
Pedro Paulo Marques: Tenha sempre o cuidado de não aproximar demais o calor do jato quente do secador nos fios e no couro cabeludo. O uso do difusor ajuda a dividir o calor do secador de forma segura e uniforme. Para manter a estrutura dos cachos, use as mãos sobre os cabelos e seque-os amassando.

Portal: O babyliss é indicado para realçar os fios dos cabelos cacheados ou ele não oferece o toque natural necessário?
Pedro Paulo: Vai depender da espessura do babyliss e das mechas. Quanto mais largo o babyliss e maior quantidade dos fios nas mechas, mais largos ficarão os cachos. Se perceber que os cachos continuam muito marcados, massageie o cabelo todo com as mãos. Esse toque ajuda a soltar os fios, deixando-os mais naturais.

Portal: Há pessoas de cabelo ondulado que só penteiam os fios no banho, com pente. É uma boa alternativa para desembaraçá-los?
William: É uma boa opção, melhor ainda se o cabelo já estiver com o condicionador. Cuidado apenas na hora de secá-los, para não perder todo o trabalho feito e embaraçá-los novamente.

Portal
: Existe um corte ideal para quem tem cabelos cacheados?
Pedro Paulo: Não é todo tipo de corte que cai bem neste tipo de cabelo. Quem tem fios cacheados e não gosta de volume, não pode usá-los repicados ou desfiados demais, pois, desta forma, o volume se acentua ainda mais. Porém, o corte correto vai depender do tipo do rosto. Se for redondo, vai precisar de volume no alto da cabeça; se for longilíneo, deve-se arredondá-lo com volume nas laterais. É neste momento que entra a técnica de visagismo. Já o corte das pontas deve ser feito mensalmente para manter a beleza.

Portal: Qual o corte mais indicado para quem não abre mão dos cachinhos, mas deseja mantê-los com pouco volume?
Pedro Paulo: Fios longos para pesar e baixar o volume e degradé nas pontas para dar movimento.

Portal: Há algum tipo de corte para os cabelos cacheados que está na moda neste momento?
Pedro Paulo: Após tanto tempo de “escravidão” dos lisos e a proibição do formol, os cachos já deviam estar de volta há muito tempo. Hoje, a liberdade é total. Com a volta dos cachos, ele se faz presente com cortes longos (tipo Taís Araújo) ou nos mais curtos (tipo Vanessa da Mata). Enfim, alforria para os cachos!

Serviço
Pedro Paulo Cabeleireiros
Rua Carlos Góis, 234 - Lj D - Leblon - RJ/RJ - (21) 2239-4649
www.salaopedropaulo.com.br