ASKA valorização do cabeleireiro no mercado de trabalho não depende apenas das técnicas rotineiras de salão de beleza. O sucesso depende do conhecimento das teorias e dos porquês de cada produto. E, especialmente, o bom profissional precisa conhecer a estrutura dos fios e como eles irão reagir a cada processo químico.

Com a finalidade de suprir informações, algumas marcas profissionais disponibilizam locais essencialmente de ensino para seus clientes. A Schwarzkopf Professional é uma delas. A empresa alemã mantém no Brasil a ASK, também chamada por Academia Schwarzkopf, que é localizada em São Paulo. A função do espaço é educar inúmeros profissionais que trabalhem com seus produtos.

A cada curso, são disponibilizados livros de conceitos e guias didáticos com passo a passos. Para ficar por dentro de como funciona a ASK, o Portal Cabeleireiros.com entrevistou a coordenadora da Schwarzkopf Brasil, Cristina Zuccarelli. Confira:

Portal Cabeleireiros.com:
A que são destinadas as aulas da ASK?

Cristina Zuccarelli
: Elas são dedicadas aos cabeleireiros, aos profissionais da área de estética e também aos proprietários de salões de beleza.

Portal: Somente profissionais que já trabalham com a marca podem participar?

Cristina: Compreendemos que o mercado de cabeleireiros está cheio Cristina Zuccarellide pessoas apaixonadas, criativas e inspiradas. Para atender satisfatoriamente este mercado, sempre temos novidades na nossa grade de cursos. Hoje, oferecemos cursos de cor, corte, tratamento, maquiagem e moda. Tudo isso para que nosso cliente tenha um diferencial no mercado. Pessoas que ainda não nos conheciam, quando vêm fazer os cursos percebem este diferencial, e, na maioria dos casos, se tornam nossos clientes. Por esta razão, todos os profissionais da área de beleza são bem vindos na ASK.

Portal: Por que um cabeleireiro deve fazer os cursos?

Cristina: Diante de um mercado em franca expansão, o profissional de beleza que não se recicla corre o risco de perder o espaço para seu concorrente. Em função da alta lucratividade da área de beleza, diversas áreas estão migrando para este negócio. O mercado está cada vez mais competitivo, o cliente mais exigente. É preciso que os profissionais tenham consciência disto.

Portal: A cada lançamento da marca, há aulas com prática?

Cristina: Quando há lançamentos, primeiro fazemos um treinamento para nossa equipe. Em seguida realizamos os cursos, estes com teoria e prática.

Portal: Quanto tempo duram os cursos?

Cristina: Temos vários formatos de cursos, o Master Class (curso de coloração), por exemplo, tem três dias de duração com carga horária de sete horas. Temos cursos de 1 dia e até de meio período.

ASKPortal: Só existe a academia de São Paulo?

Cristina: No Brasil sim. No entanto temos ASK na Alemanha, Japão, França, Barcelona, entre outros.

Portal: Há participação de profissionais de fora do Brasil nas aulas?

Cristina: Já tivemos turmas para profissionais de outros países.

Portal: Há quantos alunos por turma? E qual a periodicidade dos cursos?

Cristina: Nosso espaço físico comporta 70 pessoas no máximo. A média é de 100 turmas por ano. Quanto à periodicidade, realizamos três cursos por semana.

Serviço
Academia Schwarzkopf
Endereço: Av. Paulista 777 - Bela Vista
Cidade: São Paulo (SP)
Telefone: 0800 704 23 34