Dr. Valcinir BedinO surgimento de cabelos brancos sempre traz alguma preocupação, principalmente quando aparecem em pessoas muito jovens, inclusive em adolescentes. Sendo ou não um problema, o fato é que não há como se livrar deles, mas, conforme o especialista Dr. Valcinir Bedin, é possível retardar o aparecimento.

Portal: Alimentação e hábitos influenciam no organismo para ter mais ou menos cabelos brancos? E o estresse? De que forma?
Dr. Valcinir: A alimentação pobre em cobre e zinco pode ajudar a branquear os cabelos mais cedo. Esses elementos são encontrados mais em frutos do mar com casca (ostra, marisco e camarão). O estresse não deixa os cabelos mais brancos mas faz os cabelos caírem. Como os cabelos coloridos caem antes dos brancos, pois estes últimos são mais espessos, tem-se a impressão de que estamos ficando com os cabelos brancos.

Portal: Então há como evitar os fios brancos?
Dr. Valcinir: Totalmente não. Pode-se cuidar da alimentação, mas não há como barrar a genética.

Portal: Quem está mais propenso a ter cabelos brancos?
Dr. Valcinir: As raças são diferentes quando se trata de cabelos brancos. Os caucasianos (brancos) ficam com cabelos brancos entre os 35 e 45 anos. Os amarelos entre os 45 e 55 e os negros entre 55 e 65 anos.

Portal: É verdade que pintar os fios desde cedo faz com que a pessoa tenha mais cabelos brancos? Por quê?
Dr. Valcinir: Não há nenhuma evidencia cientifica desta afirmação.

Portal: Existe algum tipo de produto específico para cuidar dos cabelos brancos?
Dr. Valcinir: Xampus a base de óxido de zinco e de cobre podem deixar os cabelos mais brancos.

Dr. Valcinir Bedin é Médico visitante da Universidade Vadois – Lausanne, Suíça, e presidente da Sociedade Brasileira para Estudos do Cabelo. Mais informações pelo telefone: (11) 3884-7969 ou no site: www.doutorbedin.com.br