foto 01Os cachos estão em todos os lugares e vieram para ficar. É só observar atentamente as ruas e a mídia para perceber que a ditadura dos cabelos alisados sumiu. Eternas propagadoras de moda, as novelas mais assistidas no país trazem como protagonistas personagens que assumem seus caracóis, deixando em evidência a nova moda. Basta ver as atrizes Taís Araújo em Viver a Vida, Flávia Alessandra em Caras e Bocas e Camila Pitanga em Cama de Gato, todas com seus cachinhos mega definidos. Não dá para negar que eles já chegaram dominando as cabeças das brasileiras.

Com toda essa mudança no comportamento, os profissionais cabeleireiros não podem fazer feio na hora de orientar e tratar as madeixas de suas clientes. Por isso, o Portal Cabeleireiros.com conversou com o hairstylist Phelipe Roots, do centro de beleza Più Bella, que deu dicas exclusivas para tratar esse tipo de cabelo. Confira:

Portal Cabeleireiros.com: Qual é a diferença entre cabelos cacheados, encaracolados, frisados e crespos? Explique.
Phelipe Roots: Encaracolados são aqueles com textura não lisa com cachos unificados. Os frisados são os fios de cachos não definidos e um pouco mais secos. Já os crespos são os mais étnicos, de textura não lisa e de raiz e pontas encaracolados. Além disso, também existem os crespos afros de textura crespa e pouca definição.

Portal:
Todos os tipos necessitam dos mesmos cuidados? Ou cada qual exige cuidados específicos?
Phelipe: Todos podem ter os mesmos cuidados, porém alguns terão resultados mais rápidos que outros em função da necessidade e estrutura de cada um.

Portal: O volume é inimigo? Como é possível controlá-lo?
Phelipe: Só é inimigo se você não tomar cuidado com ele. Por, evite-ofoto 02 com tratamentos específicos para cabelos volumosos que selem cutículas. Os leave-in sem enxágue podem ser grandes aliados.

Portal: Como fugir do look leão?
Phelipe: Os cabelos longos são os mais indicados neste caso, pois ganham peso e o volume some com mais facilidade. Porém, para não destoar, é preciso se preocupar com a estrutura do rosto. Para os muito compridos, é ideal que os rostos sejam fino, oval e pêra. Já os médios, por exemplo, são ideais para formato de coração e quadrados. Os curtos são para os redondos e quadrados.

Portal: Qual é a melhor indicação para manter os cachos definidos?
Phelipe: É deixar sempre os fios super hidratados, pois como se trata de cabelos cacheados a carência de nutrição e líquidos é constante por natureza. Além disso, os cachos têm mais dificuldade de serem nutridos pelo organismo devido às ondulações. Indico sempre ter em mãos um bom finalizador para auxiliar.

Portal: Franja e cabelos cacheados combinam? Por quê?
Phelipe: Não acredito que combinem. Os cachos sem comprimento causam desconforto e não são fáceis de controlar. A saída para quem quer ter a franja e os caracóis é escová-la.

Portal: Cabelos cacheados podem ser lavados todos os dias? Por quê?
Phelipe: Nenhum tipo de cabelo deve ser lavado diariamente. A não ser que o produto utilizado seja específico para todos os dias. É preciso ter cuidado com a quantidade de sal indicada no produto, pois existe uma camada protetora natural, chamada de manto ácido, que não pode ser removida, se não as madeixas perdem seus nutrientes naturais. Assim, o uso de qualquer produto diariamente pode romper esse manto.

Portal:
Cabelos cacheados são mais sensíveis à química do que os fios lisos? Por quê?
Phelipe: Sim, os fios com esta textura são fragilizados por natureza. Então, a química vai agredi-los um pouco mais. Para combater esse problema, o ideal é sempre repará-los com o uso dos melhores produtos de tratamento.

Portal: Com a tendência dos lisos deixada de lado será comum ver nos salões mulheres optando por procedimentos químicos para deixar os cabelos cacheados, como o permanente?
Phelipe: Isso varia muito de cliente para cliente. Hoje em dia, não é muito comum as pessoas irem ao salão para cachear os seus cabelos lisos permanentemente. No geral, elas querem cachos apenas momentâneos. Em minha opinião, isso não vai mudar tão cedo.

Portal: Luminosidade é outra técnica em evidência para o verão. Existe uma aplicação diferenciada e específica de coloração para cachos?
Phelipe: As técnicas são as mesmas tanto para lisos como para cachos, sendo que a informação visual pode variar um pouco de acordo com a ideia do cliente. A diferença no resultado final vai depender mesmo é da criatividade do profissional.

Serviço
Central de beleza Più Bella
Av. Armando Lombardi, 1000. Loja 120
Barra da Tijuca - RJ
(21) 2484-3827
www.piu-bella.com