Pré-shampooPor mais que a moda atual libere as mulheres do uso quase que diário das pranchas ou chapinhas, admitindo um look mais natural, com movimento, a verdade é que cabelos com volume pouco agradam. Conforme o diretor da 1.9.0 Terapia Capilar, Laércio Toledo, a higienização das madeixas, por mais simples que pareça, pode se transformar num processo de nutrição e hidratação dos fios.

Portal: Homens e mulheres devem lavar os cabelos o mesmo número de vezes por semana?
Láercio Toledo: Não há uma regra quanto ao número de lavagens ideal. Homens normalmente lavam os cabelos todos os dias, e não há contra-indicação, a única ressalva é que os cabelos devem ser lavados preferencialmente pela manhã, para que os fios tenham tempo de secar. No caso das mulheres, o ideal é que o cabelo seja lavado dia sim, dia não, porque normalmente as mulheres têm cabelo mais comprido, e demora um pouco mais para secar naturalmente, mas se ela desejar lavar os cabelos todos os dias, também não há contra-indicação, só saliento que o ideal é que isso seja feito durante o dia. No caso de lavagens à noite, o cabelo deve ser secado com o secador, para evitar que o fio seja danificado, durante o sono.

Portal: O que é o pré-shampoo?
Láercio Toledo: O pré-shampoo, tem a função de limpar os fios profundamente e deixa-los preparados para que o shampoo atue na fibra capilar, depositando nutrientes essenciais para a saúde dos fios. Hoje em dia estamos expostos a uma infinidade de agentes poluentes, e toda essa sujeira fica grudada no cabelo. O shampoo funciona como um detergente que tira essa sujeira, mas além dessa função ele também tem ação de doador de nutrientes e hidratação. Por conta dessa “sobrecarga” digamos assim, ele limpa os fios, mas não de uma maneira profunda, dessa forma algumas impurezas podem permanecer mesmo depois da lavagem, e podem inclusive impedir que agentes nutrientes e hidratantes penetrem nos fios. Por esse motivo é importante o uso do pré-shampoo que vai limpar os fios profundamente, depois fazendo o uso do shampoo, você doa nutrientes essenciais para cada tipo de cabelo, e equilibra o pH dos fios.

Portal: Pessoas com escovas progressivas podem usar pré-shampoo?
Láercio Toledo: Não há contra-indicação para o uso do pré-shampoo.

Portal: Você diz que o excesso de volume nada tem a ver com o tipo ou textura do cabelo, ele é causado muitas vezes por acúmulo de resíduos nos fios, falta de nutrição e hidratação, entre outros fatores, por isso é importante usar produtos específicos para a redução de volume. É possível ao usuário comum perceber que os cabelos estão com acúmulo de resíduos nos fios?
Laércio Toledo: Há cabelos volumosos por natureza, mas é importante analisar a origem do volume. Conseguimos reduzi-lo com shampoo, condicionador e máscaras específicas para esse fio, que agem proporcionando mais emoliência aos fios, reduzindo o volume. Outra opção, são os procedimentos em salão que tratam o fio profundamente com agentes emolientes e protéicos, conseguem reduzir até 70% do volume, isso sem química alguma, um exemplo desse tipo de tratamento é a Escova Light 1.9.0, que trata os fios, e promove uma redução de volume de até 70%.
Existem também os casos de cabelos, que “estão” volumosos, muitas vezes pelo excesso de impurezas nos fios, que bloqueiam a hidratação, causando o excesso de volume os fios, além de deixá-los ásperos e sem brilho. O indicado é o uso contínuo do Pré-Shampoo, seguido de shampoo e condicionador para o tipo de fio a ser tratado, é essencial o uso de uma máscara de hidratação, ao menos uma vez por semana.

Portal: Por que alguns cremes deixam os cabelos pesados, mesmo tendo usados na quantidade recomendada pelo fabricante?
Láercio Toledo: Isso pode acontecer por dois motivos: ou porque o cabelo não foi enxaguado o suficiente, ou porque o creme utilizado, não é indicado para aquele tipo específico de cabelo. No caso de enxágüe incorreto, os cabelos ficam pesados por conta do excesso de produto que ficou nos fios, o que culmina em cabelos opacos e com aparência de sujo.
No outro caso, vale a dica, sempre que a pessoa for escolher uma máscara de hidratação deve ficar atenta á indicação do produto, de acordo com o tipo de fio que possui.

Portal: Há um jeito certo, ou recomendado, de lavar os cabelos, de aplicar o condicionador e o leave-in?
Laércio Toledo: A lavagem deve ser feita sempre com movimentos suaves e circulatórios, sempre tomando cuidado para não friccionar demais os fios, para não correr o risco de arrebentá-los. O condicionador é imprescindível, mesmo no caso de cabelos oleosos, vale a lembrança de que o produto atua selando as cutículas do cabelo, nada tem a ver com a oleosidade dos fios, que vem de dentro do couro cabeludo. A única ressalva, é que o condicionador deve ser aplicado no comprimento dos fios, não na raiz.
O condicionador deve agir nos fios, por pelo menos dois minutos, terminado o tempo de espera, é só enxaguar com água abundante. Após a lavagem, o leave-in deve ser aplicado em pequena quantidade, em todo o comprimento dos fios, no caso de usar o secador, o ideal é usar leave-in com proteínas termo ativadas, para proteger os fios.


LAÉRCIO TOLEDO
1.9.0 Terapia Capilar
www.190terapiacapilar.com.br
SAC: (11) 5573-0427.