Cosméticos e cuidados garantem um rosto jovialA pele do rosto merece cuidados especiais, homens e mulheres, almejam uma cútis macia, lisa, sem rugas e com aparência sempre jovial. Felizmente a indústria cosmética é um dos segmentos da economia mundial que apresenta maior crescimento, sendo uma das pioneiras em investimentos e pesquisas para o desenvolvimento de novos produtos. Para conhecer essas inovações entrevistamos a palestrante e diretora técnica de treinamentos da Buona Vita Cosméticos, Isabel Luiza Piatti.

Portal: O que há de novo no mercado para o tratamento da pele do rosto?

Luiza: Há três correntes: 

Produto cosmético com nanotecnologia - As Nanocápsulas, estruturas poliméricas porosas, inertes e capazes de armazenar ou de fixar em sua superfície ativos de naturezas diversas. Têm capacidade de penetrar na camada mais profunda da pele, onde nascem as células. Liberam as substâncias contidas em seu interior de maneira gradual, de acordo com as necessidades da pele.
 
Neurocosmético protetor – Possuem efeito biológico e atuam diretamente nas células neurais, responsáveis pelo equilíbrio, saúde e beleza do tecido cutâneo. 

Cosmético multifuncional – Reúne em um só produto, as principais funções procuradas em diversos cosméticos. 

Portal: Quais os maiores pecados que as consumidoras cometem ao cuidar dessa região?

Luiza: A utilização de produtos com base não adequada a seu tipo de pele, como base creme em pele oleosa; usar produtos anti-age sem o preparo adequado (limpeza e tonificação); ir atrás de visual “ah, que embalagem bonitinha vou comprar”, ou comprar o produto por apresentar fragrância gostosa.

Portal: Recentemente descobriu-se que o sol não é tão mal assim, gostaria que você falasse um pouco sobre isso?

Luiza: O sol nos envia raios complexos. Porém antes de chegar à Terra, eles são filtrados pela camada de ozônio que detém as radiações mais letais (raios cósmicos, y, x, UV C). Somente chegam a nós os raios UV A e B, os raios visíveis e o infra-vermelho. É essencial ao organismo sim, mas por morarmos em um país tropical acabamos abusando e a principal causa de envelhecimento precoce é a exposição excessiva ao sol. Por isso a necessidade de proteção diária a estas radiações, para prevenção do aparecimento das rugas e da flacidez da pele.

Portal: Na hora da limpeza da pele os movimentos devem ser circulares ou isso é puro mito?

Luiza: Não é mito. Isto está correto, pois quando quero promover uma limpeza da pele os movimentos circulares vão proporcionar que todos os orifícios sejam atingidos, proporcionando uma higienização mais adequada.

Portal: Produtos a base de frutas, cafés, chocolates e outros ingredientes alimentícios são eficazes?

Luiza: Se a gastronomia proporciona momentos de bem-estar, por que não utilizar seus recursos na área da estética e da cosmética? Nessa tendência temos o café, o chocolate e o vinho, combinações entre frutas e outras iguarias da gastronomia utilizados, principalmente, em Spas, para atingir o lado sensorial dos indivíduos, pelo estímulo dos sentidos do paladar e olfato. Para efeitos específicos, deverão ser utilizados cosméticos que contenham em sua formulação ativos adequados aos fins desejados, como a cafeisilane C (cafeína mais silanóis) que aumenta a microcirculação, indicada para tratamentos de edemas na área dos olhos ou o ginkgo biloba, ativador da micro-circulação e anti-radicais livres, entre outros.

Portal: É verdade que a pele oleosa demora mais para apresentar rugas e que a seca apresenta-as mais rapidamente?

Luiza: Sim. Uma das características da pele oleosa é a espessura, é mais espessa nas camadas da epiderme, por isso demora mais para o aparecimento dos sulcos de envelhecimento (rugas), apresenta menos rugas mas, em compensação, quando aparecem são mais profundas. O que ocorre com a pele seca é o contrario, sulcos mais superficiais, mais quantidade e mais cedo.

Portal: O Brasil é um país muito grande, de temperaturas bem diferentes de uma região para outra, os cosméticos atendem igualmente as moradoras do Ceará e do Paraná?

Luiza: Quando se orienta a utilização de produto baseia-se na base cosmética dele. Para peles oleosas base leves “oil free” (gel), para peles secas bases mais encorpadas (creme) e para peles mistas bases gel creme, onde se possibilita a multifuncionalidade (se adapta aos três tipos de pele) do produto cosmético. O que não se deve utilizar, na pele dos brasileiros, são os produtos importados, elaborados para peles mais finas e para regiões onde a temperatura no inverno é abaixo de 0°C. Os cosméticos importados são elaborados com bases mais pesadas (com maior mais concentração de óleos).

www.buonavita.com.br/