Foto 01Uma aposta das principais empresas de beleza é o público teen. A vaidade precoce e as permanentes mudanças físicas dos adolescentes viraram motivo de disputa no mercado. Acompanhando as marcas, os profissionais de beleza não podem ficar por fora das tendências dos jovens e devem falar a língua deles.

A dica da diretora da Aspa Cosméticos, Rose Mary Giocaris, é que os cabeleireiros busquem, cada vez mais, fidelizar estes clientes em potencial. Antenada com a moda teen, a empresa lançou uma linha desenvolvida especialmente para os adolescentes. Para deixar os leitores do portal mais informados sobre o assunto, o BSG-Cabeleireiros.com conversou com a diretora. Confira:

Portal Cabeleireiros.com: Por que o público teen deve receber uma dedicação especial dos profissionais de beleza?
Rose Mary Giocaris: Investir em um adolescente dá garantia ao profissional de beleza de que terá manterá o seu pão de cada dia, já que este público irá crescer, ficar mais velho e destinará cada vez mais parte do seu salário para esse mercado.

Portal: Existe alguma tendência específica para adolescentes ou os profissionais devem seguir a mesma linha dos adultos?
Rose: Os adolescentes querem ser tratados de forma diferenciada. As modas oscilam num vai e vem. A adolescente moderna quer produtos exclusivos para ela, pois isto lhe confere poder, diferenciação, lhe dá status de tomar suas próprias decisões e independência.

Portal: Seguir as tendências das ruas é uma opção?
Rose: Não é a opção desejada, mas infelizmente é o que ocorre no mundo inteiro. O jovem busca ser diferente, mas não quer se sentir excluído, esquisito, quer ser aceito pelo grupo. Assim submete-se e faz o que o grupo faz.

Portal: Como o profissional deve disponibilizar em seu salão produtos específicos para cuidados com adolescentes?Foto 03
Rose: Os cabeleireiros deveriam ter estes produtos separados em uma vitrine, com indicação clara para que servem. O certo é não misturar os mesmos com produtos que os pais ou os avós usam.

Portal: Quais precauções devem ser tomadas para os cuidados dos cabelos dos adolescentes?
Rose: Nessa idade, eles ficam muito susceptível a seborréia, excesso de praia, de sol, de piscina, o que dá possível pigmentação pelo contacto com o cloro da água. Além disso, os profissionais também lidarão com acne no couro cabeludo, excesso de lavagem dos cabelos, ou falta de lavagem suficiente provocando coceira, etc.

Portal: Que tipo de coloração é indicada para eles?
Rose: Sugerimos a coloração temporária, pois o jovem não deveria se comprometer com cores definitivas como os adultos, que pintam os cabelos por outros motivos. Se tiver de pintar com algo que não é removido por xampu, recomendamos tintas sem amoníaco.

Portal: Com quantos anos eles podem começar a usar coloração?
Rose: Não usaria coloração em meninas com menos de 15 anos.

Portal: Relaxamentos e alisamentos são indicados para adolescentes?
Rose: Só em caso extremo de necessidade real. O jovem deve aprender a se aceitar tal como nasceu, salvo sério defeito de nascença que possa ser corrigido cosmeticamente.