CabelosDevemos lavar os cabelos todos os dias? A secagem é imprescindível? A alimentação e os hábitos de vida interferem? Quem nunca teve dúvidas sobre estas e outras questões? Entrevistamos Patrícia Maciel, terapeuta capilar, que elencou o que é mito e o que é verdade no universo dos cabelos. Confira:

Portal Cabeleireiros.com: Os cabelos podem ser lavados todos os dias?

Patrícia Maciel: Os cabelos devem ser lavados diariamente, pois, com a quantidade de monóxido de carbono acumulada, pode-se contrair uma série de problemas no couro cabeludo, além de diminuir a oxigenação com o acúmulo de resíduos.

Portal: Secar os cabelos após cada lavagem enfraquece os fios e a raiz?
Patrícia: Não. Para quem vive em grandes centros e cidades poluídas, é recomendado secar após lavar, pois os fios molhados aderem mais aos poluentes, já que os cabelos funcionam como uma “vassourinha varrendo lixo”.

Portal: Escovar os cabelos antes de dormir é necessário?

Patrícia: Sem dúvida. Os movimentos de massagem no couro cabeludo melhoram a oxigenação e ajudam a eliminar os resíduos. É importante procurar uma escova adequada, de preferência com cerdas naturais.

Portal: Manter o cabelo preso todo o tempo provoca enfraquecimento?

Patrícia: Usar os fios desta forma por muito tempo impede a oxigenação do couro cabeludo e causa uma tração contínua na raiz, o que gera o enfraquecimento da célula viva.

Portal: Tingir os cabelos com muita frequência não é bom para os fios?

Patrícia: Isso é um mito. A frequência deve estar de acordo com o crescimento dos fios e a manutenção de um bom visual. Deve-se levar em conta, porém, que, independentemente da opção de cor, a tintura seja aplicada apenas na raiz, com oxidante de 20 volumes. As empresas cosmetológicas que comercializam esses produtos evoluíram muito: hoje, a tinta pode ser tratamento se houver bom senso do profissional que a utiliza.

Portal: Usar produtos e procedimentos químicos e fazer escova com frequência não é recomendável?

Patrícia: Tudo depende de bom senso, do produto utilizado e da maneira como se empregam todas essas ferramentas. O ideal é procurar um profissional qualificado.

Portal: Os xampus devem ter pouco corante, aromatizante e sal?

Patrícia: Sim. Os produtos considerados “top” devem ser livres de parabenos, sem lauril sulfato éter de sódio (less free). Já existem, no mercado, produtos com corantes e aromatizantes naturais.

Portal: Xampus muito densos precisam ser diluídos?

Patrícia: De jeito nenhum! O xampu contém água deionizada (destilada), por isso não pode ser misturado com a água de torneira, que tem cloro. Ao mudar a fórmula, pode-se contaminar o produto com a diluição.

Portal: O uso de condicionador em excesso deixa os cabelos pesados?

Patrícia: Os cremes são produtos lipossolúveis, ou seja, formulados com óleo. Devem ser aplicados apenas nas pontas (células mortas), longe da raiz que, ao contrário, pede produtos hidrossolúveis (sem óleo). Devem ser usados de acordo com cada tipo de cabelo: cabelos mais finos e oleosos pedem cautela com excessos.

Portal: Existem épocas certas para cortar os cabelos: frequência, lua etc. Isso fortalece o cabelo?

Patrícia: Cabelos e plantas falam a mesma linguagem, por isso podem ocorrer efeitos sazonais como: aumento de queda, redução de crescimento e mudança na qualidade dos fios em algumas épocas. Para obter bons resultados, é importante ter o acompanhamento de profissionais que entendam essa linguagem.

Portal: É necessário massagear o couro cabeludo antes de cada lavagem?

Patrícia: Sim. As massagens com as pontas dos dedos ou escovadas causam aumento da circulação periférica no couro cabeludo, proporcionando mais brilho e resistência ao fio.