Leave-inA farmacêutica especializada em cosmetologia, Dra. Concepcion Cortez Tonin, diz que no inverno os cabelos pedem tanta atenção quanto no verão, e que o uso do leave-in diariamente, nas quantidades recomendadas pelos fabricantes, é ideal para garantir madeixas hidratadas e bonitas, sem aspecto pesado e oleoso.

A baixa umidade do ar, os ventos frios, o aumento da poluição, a água quente do banho e o uso mais freqüente do secador são alguns dos fatores comuns a esta época do ano e que acabam por roubar a beleza dos fios. “Os agentes agressores do inverno danificam a fibra capilar causando erosão nas cutículas. O resultado é um cabelo manchado e desbotado, sem brilho, frágil, com pontas ressecadas e raiz oleosa, fios arrepiados, rebeldes e embaraçados”, analisa a Dra. Concepcion.

Portal: Todos os cabelos devem usar o leave-in, inclusive os oleosos?
Sim. Todos os cabelos podem usar o leave-in. Mas o ideal é que a aplicação seja feita somente nas áreas em que eles apresentarem ressecamento, geralmente nas pontas. Se for aplicado corretamente, o produto não intensifica a oleosidade dos cabelos.

Portal: Como identificar as fórmulas mais leves, que não deixam os cabelos pesados?
Normalmente as fórmulas líquidas são as mais indicadas porque tendem a ser mais leves, mas como tudo depende de concentração, o correto é orientar-se pela indicação do fabricante.

Portal: O leave-in deve ser aplicado em todo o cabelo, ou somente nas pontas?
No caso de cabelos ressecados, pode ser aplicado no comprimento e pontas. No caso dos oleosos, apenas nas regiões que pedirem mais proteção e hidratação.

Portal: É melhor usar o leave-in nos cabelos secos ou úmidos?
Nos fios úmidos o produto de espalha mais facilmente. Mas a aplicação também pode ser feita nos fios secos. O resultado final não muda.

Portal: O leave-in pode ser aplicado nos cabelos de crianças?
Sim, mas o ideal é utilizar produtos indicados para o público infantil. Nesses casos a formulação é diferenciada. Infelizmente não conheço este mercado a ponto de indicar alguma marca específica.

Portal: Há alguma diferença na aplicação dos cabelos de homens e mulheres?
Quanto ao sexo, não. Mas fiquem atentos quanto ao tipo, comprimento e volume dos cabelos.

Portal: Se usar o produto e não lavar os cabelos, no dia seguinte ele deve ser aplicado novamente?
O ideal é sempre lavar os cabelos entre as aplicações. O acúmulo de produtos pode ser prejudicial à saúde do couro cabeludo.

Portal: Como usar o leave-in nos dias mais quentes?
Dias mais quentes pedem tanta proteção quanto os mais frios. Assim, o modo de aplicação não deve ser alterado. Se a consumidora está na praia ou na piscina, pode usar leave-in até duas vezes ao longo do dia.

Portal: Gostaria que a senhora fizesse suas considerações finais.
Com receio de que o cabelo fique opaco e sem balanço muitas consumidoras aplicam e em seguida enxáguam o leave-in. O correto é acertar a quantidade. Assim não há risco de que as propriedades benéficas do produto escorram por água abaixo.

Dra. Concepcion Cortez Tonin farmacêutica especializada em cosmetologia
Apoio Red Iron