Ivan StringhiPortal: Qual a melhor técnica para uma pessoa que tem cabelos ondulados ou cacheados e quer deixá-los lisos?

Ivan: Com o tempo, o cabelo ondulado ou perde os cachos ou cacheia ainda mais. Para quem deseja manter os fios lisos, é indicado fazer um extenso trabalho de sucessão de escovas progressivas ou de relaxamento, procedimentos químicos que soltam os cachos para longe da raiz.

Portal: E o corte? Algum cuidado especial deve ser tomado na hora de cortar os cabelos?

Ivan: O corte é 90% responsável pela modificação da estrutura dos cabelos. É importante que o profissional observe o tipo de cabelo com o qual vai trabalhar. Um corte sem técnica, com o tempo, muda radicalmente a textura do cabelo. Por exemplo, um cabelo poroso que recebe cortes bruscos, pode desestruturá-lo todo. Ele vai quebrando e não cresce, além de pegar a forma que quer.

Portal: E o instrumento para o corte? Há algum problema em usar navalha?

Ivan: Não há problema em usar navalha para cortar os cabelos. No caso da máquina, acredito que ela dê um ziguezague maior aos cabelos. E um conselho sobre a tesoura: verifique se ela está bem amolada, para que não mastigue os fios.

Portal: É possível realizar uma mudança radical de visual sem causar danos aos cabelos?

Ivan: Como exemplo, posso citar um cliente meu, que tinha o cabelo bem ondulado. Fizemos um trabalho de progressiva e mudamos o corte, que era bem desfiado. Agora, seus cabelos são lisos naturalmente. Fez 3 escovas progressivas a cada 3 meses.

Portal: Algum cuidado especial deve ser tomado quando o cabelo for receber algum tipo de química?

Ivan: Deve-se tomar um cuidado especial com o chamado baby hair (fio de cabelo que ainda está nascendo). No momento de realizar procedimentos químicos, como a escova progressiva, não use o mesmo produto que usou nos demais fios. Diminua a força dele, ou use um menos abrasivo. O mesmo vale para a área da nuca.

Ivan Stringhi é hairstylist do Studio W do shopping Iguatemi de São Paulo e idealizador do Projeto Tesourinha, uma ONG criada com o propósito de 'qualificar' jovens carentes na área da beleza.