Anna Thereza Monte Alto da Silva Num País tropical, como o Brasil, é fácil encontrar pessoas com manchas na pele, principalmente no rosto. Além de um problema estético, elas podem indicar complicações mais graves e, por isso, merecem atenção especial. Para saber como prevenir e, tratá-las, quando elas já se fazem presentes, conversamos com a esteticista e cosmetóloga Anna Thereza Monte Alto da Silva.

Portal: Por que as manchas aparecem na pele, principalmente na pele do rosto?
Anna Thereza: A pele tem células chamadas melanócitos, que produzem a melanina, substância que tem ligação com a cor da tez e com seu nível de sensibilidade aos raios solares. Quanto mais sol tomamos, mais melanina nossa pele produz como forma de proteção, mas com a exposição solar excessiva, a melanina passar a se formar de formar irregular e em determinadas partes da pele, formando as manchas, que se iniciam num tom levemente superior ao da pele, porém a melanina naquele local, está com a produção acelerada, daí quanto mais sol aquela área ficar exposta, mais pigmentada e escura ficará, surgindo às manchas. Como o rosto é o local mais exposto aos raios solares, é o que mais sofre.

Portal: As pessoas mais claras estão mais suscetíveis a ter manchas? Por que?
Anna Thereza: As pessoas de pele clara têm menos melanina, logo não terão tanta proteção aos raios solares, então precisam se proteger mais e devem usar filtro solar 30.

Portal: Os produtos contra manchas vendidos em farmácias são recomendados?
Anna Thereza: Todo produto para manchas devem ter indicações claras que são para este fim. Princípios Ativos como Acido Glicólico, Hidroquinona, Vitamina C e Rosa Mosqueta são indicados. Empresas que trabalham com venda direta também possuem ótimos produtos para este fim.

Portal: Qual a melhor maneira de evitar o aparecimento de manchas?
Anna Thereza: O filtro solar que tenha como principio ativo a vitamina C que, além de clarear, também tem antioxidante. O creme deve ser aplicado de duas em duas horas e em todos os tipos de pele.

Portal: Depois que elas surgiram, o que fazer para eliminá-las?
Anna Thereza: Usar produtos despigmentantes pela manhã e a noite, sendo indispensável o uso de filtro solar durante o dia.

Portal: Por que o inverno é a melhor época para se livrar das manchas?
Anna Thereza: Porque no inverno temos menos incidência de raios solares, então devemos aproveitar esta época para hidratar a pele depois do verão e clareá-la também.

Portal: A mancha na pele pode evoluir para um problema mais grave, como um câncer de pele?
Anna Thereza: O raio solar que causa o câncer de pele é o UVB, eles provocam a má formação da melanina, transformando-as em melanoma, ou seja o câncer de pele. Geralmente essas manchas têm formas irregulares e a sua superfície é mais áspera. Já as manchas escuras causadas pelos raios UVA são causadas pelo excesso de produção de melanina, que escurecem a região, cada vez que tomamos sol. É muito difícil esse tipo de célula se transformar em células cancerígenas. Estas manchas são acastanhadas, de tamanhos diversos, mas sempre maiores que as sardas. Seus limites são precisos e aparecem em maior quantidade nas áreas expostas ao sol, como rosto, antebraços e dorso das mãos. Essas manchas podem ser tratadas de forma estética. Mas é sempre bom consultar um dermatologista para esclarecer e tirar dúvidas, afinal, não se brinca com a saúde.

Portal: Fique a vontade para fazer suas considerações finais.
Anna Thereza: As manchas podem surgir além do fator sol, citado acima, pela pré-disposição genética e alterações hormonais. Uma sugestão é, além do tratamento diário, usar uma vez por semana, uma hidratação mais intensa com máscaras para clareamento e hidratação.

Anna Thereza Monte Alto da Silva é esteticista e cosmetóloga responsável da Nemawashi Cosméticos.
www.nemawashi.com.br / Sac (11) 5622-2466.