Sonia Corazza

Todas sabemos que mulher brasileira pega leve no make-up. As que gostam de uma cor mais marcante, hoje preferem um traço de delineador colorido, verde ou azulado, quando muito. O dia-a-dia num país tropical é uma prova para as fórmulas cosméticas. Tem que dissimular imperfeições, mas não pode escorrer. Tem que iluminar a pele, mas nada de deixar a aparência gordurosa. Tem que melhorar, mas sem se fazer notar. A palavra mestra da maquilagem neste país é naturalidade. Produtos e texturas devem mesmo ser especiais para garantir isso.

Então qual o caminho? 
Mulher brasileira sabe ser natural. Prepara bem a pele, escolhe bases líquidas de efeito mate, espalha bem para garantir uniformidade. Enche os cílios de máscara, penteia as sobrancelhas com uma escovinha. Contorna os lábios com lápis delineador de tom pele e exagera no gloss. Tudo certo... Mas como escolher bons produtos?

Regra número 1: segurança para a pele& mucosas

Imperativo lembrar a área dos olhos e a região que contorna os lábios são compostas por uma pele muito delicada, que precisa de respeito a sua fisiologia.

Nunca use produtos que não foram destinados a este fim. Blush não pode ser usado como sombra. Batom não serve para colorir maçãs do rosto. Quando um formulador escolhe matérias-primas tem em mente a segurança e a utilidade de cada ingrediente para o destino que se propõe. Os corantes e pigmentos são divididos em categorias químicas distintas, com restrições de uso e limites de concentração para cada uso, portanto atente para o que o fabricante indica: sombra é para ser usada nas pálpebras, batom nos lábios, blush nas maçãs do rosto e existem lápis para delinear cada pedacinho específico do rosto. Respeite isso, afinal a sua segurança está em jogo!

Bases de make-up multifuncionais

Atualmente as bases líquidas, cremosas e semi-sólidas evoluíram de tal forma que agregam várias qualidades num só produto. Além de homogeneizar textura e tonalidade da pele, também hidratam e protegem a pele da radiação solar. Fantástico!

Escolha as mais fluidas e leves para pele mista e oleosa são fórmulas que não contribuem para formar comedões, nem espinhas e proporcionam efeito bem natural. Deixe as cremosas e mais pesadas para disfarçar manchas ou cicatrizes, afinal a maior presença de pigmentos e substâncias espessantes pode também acarretar em um visual mais carregado, além de representar maior potencial comedogênico.

Áreas nobres 
Olhos e lábios, cuidado com esta vizinhança! Além de evitar o contato com estas mucosas, é importante que os produtos escolhidos tenham mínimo potencial irritativo ou sensibilizante. Preferencialmente também devem ser livres de conservantes como parabenos e liberadores de formaldeído. Se possível escolha os sem perfume, ou que este seja comprovadamente hipoalergênico.

E é isso, maquilagem natural, segura e atual, exatamente como a mulher brasileira merece.

 

Conheça o trabalho de Sonia Corazza: www.belezainteligente.com.br
Tel: (11) 3511-3808