Maquiagem airbrushA maquiagem airbrush popularizou-se juntamente com o formato alta definição da TV. E para esclarecer dúvidas sobre o assunto, o Portal Cabeleireiros.com falou com o aerógrafo Mario Campioli, especialista no assunto.

Portal Cabeleireiros.com: Como funciona o airbrush?

Mario Campioni: O instrumento tem o formato de uma caneta. Quando pressionada de uma forma, dela sai a tinta que fará a maquiagem. Na sequência, pressiona-se de uma outra forma, de maneira que seja liberado um sopro de ar que secará o pigmento.

Portal: Para fazer um make-up são necessários diversos tons. É necessário uma caneta para cada coloração?

Mario: Não. Como o trabalho é feito em gotas, basta abastecer a caneta com, no máximo, 10 gotas. Nunca encha a caneta completamente pois as paredes do receptor podem ficar sujas de tinta, que vai descendo e se misturando com outros tons.

Portal: Quantos tons devem ser utilizados para fazer o make com airbrush?

Mario:
Use, no mínimo, quatro tons. Ninguém tem a pele de um tom só, então é importante escolher nuances que transmitam luz, saúde e profundidade. O maquiador precisa ser criterioso na quantidade de produto aplicada, uma vez que cada pele é única e exige cores e quantidades de pontos diferentes.

Portal: Quais cuidados deve ter uma pessoa que está começando a trabalhar com o airbrush?

Mario: Primeiramente, quando receber o kit de airbrush, desmonte a caneta. Depois, monte-a novamente na sequência em que foi desmontada. Recomendo que isso seja feito para que se entenda o equipamento com o qual se vai trabalhar. Se a caneta entupir, por exemplo, isso deve ser resolvido sem atrapalhar o trabalho, e sabendo onde fica cada peça é muito mais fácil resolver o problema.

Portal: Alguma recomendação especial na hora de aplicar o make?Maquiagem airbrush

Mario: O produto deve ser aplicado de acordo com o formato do rosto da cliente. Deve-se ter cuidado para não encharcar a pele, pois com a maquiagem em airbrush se trabalha colorindo camadas, e se for necessário limpar somente uma região do rosto, abre-se uma espécie de “buraco” na pele. Para evitar esse tipo de acidente, o make precisa ser feito devagar e com calma. Também saliento que deve-se trabalhar com o aerógrafo bem perto do rosto da cliente, pois assim não corre-se o risco de sujar o cabelo ou a roupa dela. Além disso, movimente o corpo junto com a caneta. Não trabalhe com a mão parada, pois assim a maquiagem ficará marcada. Mexa só a ponta dos dedos, e não a mão toda. Quanto maior o movimento, mais você espalha a base.

Portal:
Existem tipos diferentes de tintas que podem ser usadas?

Mario: Sim. As cartelas de água oferecem boa fixação e são indicadas para quem está começando a trabalhar com airbrush. Já as cartelas de silicone oferecem uma fixação ainda mais forte, e só saem com demaquilante.