Mais do que um simples procedimento de estética, a depilação íntima já faz parte do ritual de higiene e beleza de muitas mulheres. De acordo com Regina Jordão, fundadora da rede de franquias Pello Menos, em suas 40 unidades são realizadas, mensalmente, 50 mil procedimentos deste tipo.
Com o aumento da procura, crescem também as dúvidas sobre o assunto. Apostar em uma cera de qualidade, na temperatura correta e usada por pessoas treinadas é a dica de Regina: “a cera morna é a mais indicada, por ser um produto mais delicado e com menos probabilidade de proporcionar queimaduras”, explica ela, que dá também outras dicas e derruba mitos sobre a depilação íntima. Confira a entrevista!
Portal Cabeleireiros.com: Retirar todos os pelos da virilha prejudica a saúde íntima?
Regina Jordão: Com o tempo, naturalmente o nosso organismo vem se preparando para acatar um menor volume de pelos. Hoje temos sabonetes íntimos especiais e outros produtos para cuidados que auxiliam na proteção da região. Ficar sem os pelos não é mais nenhum problema, mas essa escolha é muito pessoal e varia de cliente para cliente.
Portal: Depilar a região anal pode provocar hemorróidas?
Regina: Esse é um mito que procuramos derrubar. As hemorróidas são a estrutura responsável por proteger o canal anal e ajuda a manter a continência fecal e a realizar drenagem venosa da região. Muita pressão pode fazer com que as veias no reto e no ânus inchem e fiquem esticadas, o que chamamos de doença hemorroidária. A cera ou o ato de depilar a região não causa o mal. Porém, quem já tem a doença deve evitar o procedimento ou avisar o profissional, para que este tome as devidas precauções.
Portal: Depilar a região íntima dói mais no período pré-menstrual?
Regina: No período pré-menstrual a grande alteração hormonal se reflete em todo o organismo da mulher de maneiras diferentes. Em 90% dos casos, elas sentem mais dor no período pré-menstrual. Porém, há outras que não sentem transformações tão evidentes nesse período e podem se depilar tranquilamente.
Portal: É preciso fazer algum tipo de teste com a cera para a região íntima?
Regina: As profissionais do Pello Menos fazem sempre o teste da cera antes de aplicá-la em qualquer região a ser depilada. Caso a cliente informe que tem algum tipo de alergia, o procedimento correto é fazer o teste no antebraço 24 horas antes de realizar a depilação.
Portal: Como saber se a cliente tem uma mucosa mais sensível, a ponto de ter alergias ou irritações posteriores?
Regina: Na verdade, a cera nunca entra em contato com a mucosa, já que essa região não produz pelos, e sim na região ao redor desta. De qualquer forma, trata-se de uma área sensível e que requer cuidados extras ao depilar para não ficar machucada.
E confira também:
Gostou desta matéria?
Deseja mais informações?
Assine grátis a nossa newsletter e receba semanalmente dicas sobre assuntos relacionados ao universo da beleza.