Batom Color Sense Vita Derm “Podemos dizer que a beleza é o conjunto de uma pele bem cuidada, sobrancelhas  definidas, dentes saudáveis e lábios hidratados, formando uma harmonia favorável ao nosso cartão de visitas: o rosto” garante o Dr. Marcelo Schulman, master em Dermofarmácia e Tecnologia em Cosméticos.

Os lábios necessitam de atenção especial por ser a parte mais sensível do rosto e vulnerável ao ressecamento e rachadura. A pele da boca possui um índice de oleosidade e ressecamento que varia conforme a genética de cada um.

Para evitar problemas, o Dr. Marcelo elenca os cuidados que garantem uma boa hidratação labial:

  • A ingestão de água e de frutas e verduras são fundamentais no cardápio diário;
  • O uso de manteigas emolientes à base de carnaúba, candelila e cera de abelha;
  • A utilização de cosméticos com protetor solar e ingredientes antioxidantes e hidratantes como a vitamina E;
  • Uso de produtos multifuncionais 3 em 1 - hidratante/ batom/ protetor solar - são os mais indicados porque garantem o embelezamento dos lábios, a hidratação e a proteção contra os efeitos nocivos do sol;
  • Esfoliação. A região acumula células mortas o que impede a ação de outros produtos. Por isso, recomenda-se suave esfoliação com um sabonete esfoliante que contenha micro-esferas para não machucar a pele extremamente delicada dos lábios;

Além das dicas, o especialista respondeu a perguntas sobre o tema.

Portal - Dormir com batom nos lábios é ruim?
Dr. Marcelo – Não se deve dormir com maquiagem, mesma as que contém ativos de tratamento. A noite a pele se regenera com mais intensidade, inclusive os lábios, então deve-se usar produtos próprios para a ocasião (noite).

Portal - É recomendável passar protetor solar nos lábios quando for tomar sol, ou basta o batom?
Dr. Marcelo - Proteger é sempre o ideal, se o batom não tem fator de proteção é necessário aplicar um creme protetor por baixo do batom, mas se o produto tiver FPS, não há necessidade de passar o protetor.

Portal - Por que os lábios afinam com o passar dos tempos?
Dr. Marcelo - Isso acontece com a pele do corpo todo. Com o passar dos anos, a pele perde um pouco da densidade, a produção de colágeno diminui e com os lábios não é diferente, é até mais visível pelo fato da pele ser mais fina.

Portal: Existe algum exercício para garantir lábios mais bonitos?
Dr. Marcelo - Existe ginástica facial para o rosto (caretas) que são benéficas para evitar rugas. No entanto, a prevenção com produtos específicos para a região (lembrando do FPS) é o melhor remédio.

Marcelo Schulman

O Dr. Marcelo Schulman é master em Dermofarmácia e Tecnologia em Cosméticos.