ColoraçãoNos dias de hoje raras são as mulheres que não usam algum tipo de tintura para dar um “up” no visual ou mesmo para esconder os fios brancos.

As mudanças são sempre muito bem-vindas, mas para manter as madeixas bonitas e hidratadas são necessários alguns cuidados.

A fim de reunir todas as informações sobre o assunto, conversamos com a especialista Gisele Quintino, cabeleireira e técnica em produtos da marca Truss.

Portal: Quais os cuidados que não podem ser dispensados de jeito nenhum na hora de colorir os cabelos?

G. N.: Sempre indicamos que antes de colorações permanentes não se lave os cabelos no mesmo dia, para proteger o couro cabeludo, também é importante que a cliente escolha produtos de qualidade com baixo teor de amônia e micropigmentos que agridem menos a fibra capilar. Respeitar o tempo de pausa determinado pelo fabricante e adicionar a quantidade indicada de água oxigenada, também são fatores determinantes para uma boa coloração.

Portal: É comum escutar que tinta não pega sobre tinta, ou seja, quem tem os cabelos tingidos precisa descolorí-los se quiser mudar de cor. Isso é verdade? Por que? 

G. N.: Não é que tinta não pega sobre tinta, é que tinta não clareia tinta, ou seja, se você tiver o cabelo colorido com uma coloração escura tipo 5.0 (castanho claro), para colorir de louro 8.0 (louro claro) será necessário uma decapagem (retirada da cor cosmética). Mas se você tiver o cabelo colorido de louro pode simplesmente aplicar um castanho sem maiores problemas.

Portal: A descoloração é sempre agressiva aos fios ou há alguma maneira de evitar que isso ocorra?

G. N.: Sim a descoloração é um processo que agride mais os fios, mas tudo depende dos cuidados durante e após a descoloração dos fios. O pó descolorante causa problema ao fio quando é reaplicado várias vezes e por tempo indeterminado, o que causa uma perda muito grande de queratina, proteína que protege os cabelos das agressões externas. Porém, basta o cabeleireiro repor a queratina e o colágeno após os processos de descoloração. O uso de um bom pó descolorante também contribui para garantir a integridade da fibra.

Portal: Depois de tingidos os cabelos ficam mais ressecados? Por que isso ocorre? Como amenizar o problema?

G. N.: Isso é mito, isso ocorria com as colorações de antigamente que eram a base de pigmentos metalóides. Hoje as colorações têm baixo teor de amônia, e muitos nutrientes. Resultando em cabelos saudáveis e coloridos.

Portal: As colorações loiras são sempre as que mais prejudicam os fios?

G. N.: São as colorações com maior teor de amônia, e são utilizadas com oxidante de 40 volumes, o que sensibiliza um pouco mais a fibra, importante também não aplicar a coloração no comprimento toda a vez que se retoca a raiz. Há recursos para amenizar esse efeito, como por exemplo utilizar produtos com baixo ph, que funcionam como selantes de cutículas e os produtos de manutenção, que a cliente deve utilizar em casa, para repor nutrientes perdidos na coloração.

Portal: Como evitar a mudança da cor, verificada principalmente nos cabelos tingidos com cores claras, que cada vez ficam mais claros?

G. N.: Isso acontece com todas as colorações e não somente com as louras, com as lavagens, a exposição ao sol, vento, poluição, os pigmentos artificiais depositados no cabelo vão clareando. Para que isso não ocorra basta realizar hidratação para fixação da cor, a cada 15 dias, e utilizar xampu e condicionadores de ph fisiológico, sem sal e corantes, e leave in (sem enxágüe), com proteção solar.

Portal: Depois de tingidos, os fios precisam ser retocados esporadicamente, ou basta tingir a raiz?

G.N.: Se for a mesma cor, retocamos a raiz e depois deixamos os últimos dez minutos da coloração no comprimento, para reavivar a cor. Porém toda a vez que mudamos a cor há a necessidade de colorir o cabelo por inteiro.

Portal: Como reconhecer a qualidade das tintas, as composições descritas nas embalagens dão alguma dica?

G.N.: Sim. A maioria das colorações profissionais têm em sua embalagem indicações de ativos e a forma correta de utilizar o produto.

Portal: Quem tinge os cabelos deve evitar secadores e as pranchas, ou os produtos indicados para este fim realmente evitam que os fios fiquem quebradiços?

G.N.: É importante usar produtos sem enxágüe que tenham função de proteção térmica, a maioria dos finalizadores Truss, por exemplo, é termo ativado e de proteção, absorvem até 80% do cTécnica Gisele Quintinoalor do secador. 

Mais informações: 

Gisele Quintino - Cabeleireira e Técnica em produtos Truss
Fone: 17 – 3808-9900
e.mail: técnica_truss@terra.com.br