Os cabelos frequentemente sofrem com uma série de fatores que vão roubando sua beleza. Sol, processos químicos, chapinha, secador... tudo isso ajuda para que os fios fiquem enfraquecidos, quebradiços ou desbotados. Para saber exatamente a melhor solução para cada problema, siga as dicas do hairstylist Pedro Paulo Marques, do Pedro Paulo Cabeleireiros.

Portal: Quais medidas são importantes para garantir a saúde dos cabelos?
Pedro Paulo: A alimentação saudável contribui muito, pois a carência de minerais compromete a saúde da haste capilar. A falta de ferro, por exemplo, provoca a queda, a de zinco torna os cabelos finos, quebradiços e sem brilho, enquanto que a deficiência do cálcio, magnésio e fósforo prejudica o crescimento dos fios.

Portal: No caso de fios com aspecto murcho, qual a melhor opção?
Pedro Paulo: Para dar um up nos cabelos sem vida, aconselho o uso de mousse, que proporcionam volume e permite uma modelagem maior dos cabelos, além de dar-lhes um toque de classe.

Portal: Em quais casos indicam-se a hidratação profunda ou cauterização?
Pedro Paulo: Cabelos opacos e desvitalizados merecem essa atenção especial. A hidratação pode ser feita em casa até três vezes por semana com uma máscara de alto poder hidratante. Recomenda-se o uso de linhas de cosméticos com ativos doadores de brilho e ingredientes hidratantes. Também é vital evitar o uso de secador e chapinha. No caso da cauterização, esta só pode ser feita por um profissional, então procure um salão de confiança.

Portal: O sol também é um grande vilão. Como proteger os cabelos dele?
Pedro Paulo: Os raios UV (ultra-violeta) são os maiores responsáveis pelo desbotamento dos fios, uma vez que penetram em seu interior, onde ficam os pigmentos naturais, oxidando-os. Para recuperar a cor, o ideal é fazer um banho de brilho (um processo de coloração ultra suave, para dar tonalidade aos cabelos).

Portal: Muitas mulheres reclamam de que seus cabelos constantemente ficam embaraçados. A que se deve isso, e quais as melhores soluções para este caso?
Pedro Paulo: O cabelo possui cargas elétricas, e diante de uma agressão mecânica, provocada por escova, pente ou química (tintura, alisamento, escova progressiva, descoloração), elas se desequilibram e deixam os fios emaranhados. A falta de corte também ocasiona o embaraço por conta da formação de pontas duplas. A salvação é aplicar um creme específico para pentear, e desembaraçar mechas finas com um pente de dentes largos.

Portal: Há algum cuidado extra recomendado para tratar os problemas mencionados?
Pedro Paulo: Recomendo um tratamento anti-age em todos esses casos, pois ele combate e corrige os sinais do tempo causados por fatores externos e biológicos. Os cosméticos que costumo usar neste caso são elaborados à base de Rebentos de Faia, que exerce ação estimulante e energizante no bulbo capilar, além de proporcionar volume, vitalidade e brilho aos cabelos sem deixá-los pesados. Outros bons ativo são os Polifenóis da Uva, que previne o processo de oxidação e bloqueia a formação de radicais livres e as Proteínas da Seda, que confere hidratação e cria uma barreira contra os fatores ambientais que interferem no envelhecimento da haste.

Serviço
Pedro Paulo Siqueira Marques
Pedro Paulo Cabeleireiros
Rua Carlos Góis, 234 – Loja D – Leblon – Rio de Janeiro/RJ

www.salaopedropaulo.com.br