MegahairO cabelo longo tem um charme único, que deixa as mulheres ainda mais femininas. Mas o que fazer quando os fios não têm o comprimento desejado e não se tem paciência de esperar? Ou quando se quer dar uma guinada marcante no visual? Cada vez mais popular, o megahair deixou de ser apenas artigo de atriz e divas hollywoodianas ganhou, literalmente, a cabeça das mulheres.

O Portal Cabeleireiros.com entrevistou o hairstylist Márcio Granado, da Casa Mauro Freire, um especialista no assunto, que respondeu as principais questões sobre uso, cuidado e tipos de megahair.

Portal Cabeleireiros.com
: Quais as técnicas mais conhecidas de alongamento de cabelos e para quais casos cada uma se destina?
Marcio Granado: As técnicas são: megahair, feito com a cola quente à base de queratina, para todos os tipos de cabelos;  entrelaçamento, técnica de trançar ou feita com nó, para todos os cabelos, especialmente afros e crespos; tic-tac, tela de cabelo presa com presilhas próprias, com nome de tic-tac. Existe também outras técnicas, porém estas são mais conhecidas e eficazes.

Portal: A cada quanto tempo o megahair precisa ser trocado?
Marcio: De três a quatro meses, mas dependendo do cuidado e crescimento natural dos cabelos pode durar até cinco meses.

Portal: Quais são os cuidados necessários com o aplique?
Marcio: O primeiro cuidado é lavar após o segundo dia de colocação, para que a cola esteja totalmente seca e não haja nenhum problema. O cabelo deve ser lavado a cada dois dias e penteado com escova própria. Além disso, deve-se secar bem os fios após lavá-los e não é aconselhável dormir com os cabelos úmidos.

Portal: A estética ainda é o principal motivo que leva as mulheres a procurarem pelo megahair?
Marcio: Com certeza! Todas querem alongar os cabelos para obterem um visual mais sexy e feminino.

Portal: Falando em comprimentos, texturas e cores, qual critério deve ser adotado na hora de escolher o aplique a ser usado?
Marcio: Em primeiro lugar escolher o fio do cabelo igual o da cliente e, depois, o tom mais próximo para que a coloração possa ser feita sem danificar os fios.

Portal: O visagismo é uma técnica cada vez mais frequente no mundo da beleza. Ele está presente também, no universo do megahair? De que forma?
Marcio: Sempre! Não há como o profissional indicar o cabelo ideal para a cliente se ela não tiver em princípio sensibilidade, percepção, dialogo e conhecimento. Isto é: o visagismo.

Portal: Como é feita a produção de um megahair? Todos são de fios naturais? No caso destes, como é feita a 'seleção' dos cabelos que os comporão?
Marcio: É simples: inicialmente temos que ter um conhecimento da estrutura do fio. É aconselhável escolher um cabelo que não tenha sido submetido a nenhum processo químico; depois, o comprimento desejado, cujo tamanho dos fios não seja irregular, pois pode dar um aspecto de cabelo cheio na raiz com as pontas bem ralas.

Portal
: O peso do megahair pode causar algum tipo de dano nos cabelos, como queda?
Marcio: Se for colocado da maneira correta, isso não interfere. Mas não aconselho colocar mechas muito grossas, pois não fica natural.