Depilação: um trabalho a ser geridoManter a pele lisa, perfeita para o verão, não é tarefa fácil. Afinal os pêlos insistem em nascer e retirá-los nem sempre é simples, ora eles encravam, ora a área depilada fica escura. Para nos ajudar nessa tarefa, conversamos com o dermatologista Dr. Ademir Jr.

Portal:  Antes da depilação é indicado usar algum produto na pele?
Dr. Ademir Jr.: Não, não há necessidade do uso de qualquer produto, é necessário apenas que a pele esteja bem higienizada

Portal: Há um tipo de depilação recomendação para cada parte do corpo, ou todas podem ser feitas em todo o corpo?
Dr. Ademir Jr.: O tipo de depilação está mais relacionado ao fato do cliente se dar bem com determinado método do que com outro. A sensibilidade da pele e a possibilidade de foliculites definem este tipo de adequação paciente/método. No geral os métodos podem ser utilizados em qualquer região do corpo.

Portal: Depois da depilação é indicado usar algum tipo de hidratante?
Dr. Ademir Jr.: Sim, principalmente os que têm efeito calmante sobre a pele para minimizar a inflamação causada pelo método.

Portal: Quem usa lâminas pode se depilar diariamente?
Dr. Ademir Jr.: Sim, sem problemas.

Portal: Nos outros métodos - com cremes, ceras e aparelhos -, quando tempo deve se aguardar entre uma depilação e outra?
Dr. Ademir Jr.: Não há muita regra sobre isto. Se o método não estiver danificando a pele poderão ser utilizados com a freqüência que mais for conveniente ao paciente.

Portal: Os pêlos encravados são certamente o maior problema da depilação, como evitá-los?
Dr. Ademir Jr.: Utilizando o método que menos cause este dano, fazendo esfoliações freqüentes, ou partindo para a depilação com laser que é o método mais eficaz quando o paciente busca alternativas para combater a foliculite e não encontra resultados.

Portal: Depois que eles - os pêlos encravados - surgem o que fazer?
Dr. Ademir Jr.: O ideal é evitar danificar a pele para que não ocorra o aparecimento de cicatrizes ou manchas. O uso de produtos calmantes é o mais adequado para minimizar o problema.

Portal: Após a depilação quanto tempo é necessário aguardar para tomar sol?
Dr. Ademir Jr.: Se não houver nenhum problema com a pele causado pela depilação o sol poderá ser tomado no dia seguinte à depilação. Se a depilação for feita com método que não deixe a pele irritada até no mesmo dia.

Portal: Por que algumas áreas - normalmente virilhas e axilas - ficam escuras quando os pêlos são retirados?
Dr. Ademir Jr.: Por conta de serem áreas naturalmente mais produtoras de pigmento. Como após cada depilação há um quadro inflamatório e a inflamação é um estimulador para a produção do pigmento estas áreas acabam ficando mais escuras.

Portal: Fique a vontade para fazer os comentários finais que o senhor julgar necessários?
Dr. Ademir Jr.: Se há foliculite o melhor método é o laser de depilação. Se há aumento da cor da pele, por conta de depilações recorrentes, o ideal é começar a usar produtos clareadores nas áreas em questão.

Dr. Ademir Jr.Dr. Ademir Jr. é médico dermatologista especialista em medicina capilar pela Internacional Association of Trichologists e membro da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da Sociedade Brasileira de Termalismo, e da Sociedade Brasileira de Medicina Estética.

www.ademirjr.com.br