Cabelos Lisos (3)Relaxamento, chapinha e escova progressiva são alguns dos principais tratamentos que as mulheres fazem para deixar os cabelos lisos. No entanto, a aplicação de certos produtos frequentemente pode causar conseqüências negativas. Alguns chegam a prejudicar até a saúde.

Para tirar as dúvidas sobre esses e outros processos, o hairstylist Walter Cabral, proprietário da rede de salões carioca Walter´s Coiffure, ensina quais são as melhores opções para chegar no resultado desejado sem correr riscos.

Portal:Há perigo no uso da escova progressiva com formol? Qual é o produto mais indicado para substituí-lo?

Walter Cabral: Sim, há perigo no uso do formol. Além de desencadear doenças respiratórias, há um grande número de pessoas que são alérgicas ao produto. Ele pode também levar ao câncer de fígado e a paradas cardíacas. Como alternativas, é bom saber que o tioglicolato de amônia também alisa o cabelo Mesmo não sendo prejudicial como o formol, é preciso sempre fazer o teste na mecha para checar se há compatibilidade do produto com o fio. Caso contrário, o cabelo pode ser bastante prejudicado.

Portal: Só é possível tirar o henê dos cabelos Walter Cabral na reinauguração de seu salãocom um bom corte? Essa química faz mal à saúde?

Resposta: Sim, é verdade. E, mesmo assim, é preciso esperar um tempo até que o henê saia completamente, porque o produto penetra sob a primeira camada da pele e permanece durante até seis meses após sua utilização. O henê não é compatível com nenhum produto químico utilizado em salão. E ele realmente faz mal, podendo causar queimaduras no couro cabeludo.

Portal: Qual o tratamento adequado para alisar cabelos loiros tingidos levemente e ondulados? A escova de chocolate é recomendada?

Walter Cabral:O alisamento não deve ser feito em cabelos loiros sem uma avaliação prévia dos fios. Primeiro, faça um teste de mecha para checar se o cabelo tem elasticidade, com a ajuda do especialista. A escova de chocolate é mais amena que as outras.

Portal: Usar prancha todos os dias prejudica o cabelo? Até mesmo se usar produtos de boa qualidade e fizer hidratações toda semana?

Walter Cabral: Prejudica. O cabelo precisa de umidade para ter elasticidade. O uso diário da prancha pode machucar os fios, tornando-os secos e quebradiços. Já existem produtos com efeito térmico utilizados por profissionais para proteger o fio durante o processo. Mesmo com tratamentos que cuidam do cabelo, o uso diário da prancha é agressivo e sempre irá prejudicar os fios se usado com essa frequência.

Portal: O relaxamento é suficiente para alisar os fios?

Walter Cabral:O relaxamento desestrutura o fio, tornando-o maleável para alisar ou enrolar. Dependendo do processo utilizado, em conjunto com a química e com o tempo da aplicação, ele fica mais, ou menos liso.

Serviços:

Walter´s Coiffure
Rua Barata Ribeiro, 473, lojaD
Copacabana
11 3816-1248
www.waltercoiffeur.com.br