Sergi Bancells
Sergi Bancells

O secretário-geral da Associação Internacional de Imprensa Profissional (AIPP), o espanhol Sergi Bancells, esteve presente no evento Creative Color SP – 2007 e em entrevista para o portal BSG – Cabeleireiros.com contou como a instituição funciona e quais são os benefícios de ter o selo de qualidade nos veículos especializados.

Portal BSG: Como analisa, globalmente, o mercado editorial especializado no público cabeleireiro?
Sergi Bancells:
Atualmente, a AIPP está associada a 67 revistas do segmento e o que temos visto é a luta de cada veículo para reproduzir um conteúdo de qualidade. O objetivo da associação é produzir um networking entre os participantes. Percebo que na Europa, as revistas se conhecem muito mais entre elas, trocam experiências, como os veículos da Espanha, França e Itália. Durante as feiras, na Cosmoprof, em Paris e Londres, também percebo que existe integração. Já na América do Sul, vemos um maior contato entre os editores da Argentina e Brasil, mas não existe um canal direto entre os outros países como México e Estados Unidos. Convidamos todos os associados a fazer a integração global entre os editores das revistas, para que idéias sejam trocadas e que possamos agregar ainda mais valor aos produtos produzidos.

Portal BSG: Qual é a importância das revistas especializadas para o público cabeleireiro?
Sergi Bancells:
É uma realidade na Europa e em todo o mundo que as revistas femininas de fofocas, ou de qualquer outro segmento estão dentro dos salões, mas elas não trazem conhecimento algum para o cabeleireiro. Já as especializadas não trazem somente novidades de tendências que você poderá oferecer ao seu cliente, e sim informações úteis para o desenvolvimento profissional. É como sempre digo, se você realmente é um profissional, deverá ler todas as revistas especializadas para que possa estar atento a todas as novidades do mundo hairstylist.

Portal BSG: Os profissionais de todo mundo costumam buscar especialização?
Sergi Bancells:
Sim claro. Até algum tempo atrás, as revistas de cabeleireiros eram igualadas a um álbum de fotos, e hoje, a realidade é outra, pois o profissional busca ler artigos, resgatar informações para agregar conhecimento no seu dia-a-dia. O que vale ressaltar é que os trabalhos dos cabeleireiros são avaliados e publicados nas revistas, e através deste canal são ainda mais reconhecidos por todo o mundo, graças à mídia.

Portal BSG: A Revista Cabeleireiros.com é a terceira publicação do segmento, no Brasil, a fazer parte do AIPP. Qual é a importância deste reconhecimento para os profissionais?
Sergi Bancells:
O objetivo da AIPP é reunir o maior número de revistas segmentadas de todo o mundo. Nem todas conhecem a associação e é por isso que revistas como Cabeleireiros.com, que apóia o projeto do AIPP, são reconhecidas mundialmente. Temos que compartilhar os nossos sonhos, tristezas e felicidades com as equipes pertencentes à entidade. Temos o troféu AIPP, onde convidamos cabeleireiros de todo mundo para que nos enviem as coleções. É um prêmio de âmbito mundial e este ano, o grande ganhador foi o profissional Robert Lobetta, dos Estados Unidos.

Portal BSG: Qual foi a diferença entre o primeiro e segundo lugar dos ganhadores Robert Lobetta e X-presion? Sergi Bancells: São duas etapas. Para que todos entendam, recebemos 180 coleções de hairstylists do mundo todo. O prêmio é dividido em cinco categorias, que compreendem o de melhor cabeleireiro de vanguarda, melhor fotografia, looks masculinos, comercial e a melhor apresentação para imprensa.
O AIPP Awards 2006-2007 de melhor cabeleireiro de vanguarda foi para Robert Lobetta, na categoria comercial foi Jacques Dessange, masculino para Paterson S.A, melhor fotografia para Jason Kearns e melhor apresentação para imprensa X-presion.


Nota: O AIPP Award 2007/2008 já tem data marcada. A premiação acontecerá no Mondial Coiffure Beauté (MCB), em Paris, no próximo dia 22 de setembro. E o Brasil tem um representante, o hairstylist Célio Faria, de Belo Horizonte, que concorre a categoria Melhor Trabalho Comercial.

Entrevista concedida à editora da Revista Cabeleireiros.com – Deborah Huff (colaboradora do portal)
Texto e tradução do Espanhol: repórter Thais Martinez. (colaboradora do portal)

Edição para o portal: Wanessa Lopes