Rocco DonnaLeonardo Rocco, proprietário dos salões Rocco Donna, é o responsável pela maquiagem e cabelos de todas as participantes do programa americano Nuestra Belleza Latina, transmitido pela Univision e que procura a latina mais bonita dos Estados Unidos. A seguir, Rocco fala sobre essa nova experiência e dá algumas dicas de beleza para as mulheres, acompanhe:

Como foi sua estreia em Nuestra Belleza Latina? Como se sente?
Estou muito feliz e honrado por ter sido o escolhido para participar da terceira temporada do programa. Agradeço por terem confiado a mim a responsabilidade de revelar o glamour dessas meninas e revelar toda a beleza que elas têm. É uma alegria participar e contribuir com tudo isso.

Você vai se dirigir aos estilistas ou também estará a cargo das meninas?
Estou cuidando de algumas meninas. Como são muitas, não posso cuidar de todas, por isso trago minha equipe. Estou trabalhando em conjunto com eles, e acompanhando para que sejam feitos os figurinos que pretendo e supervisionando os looks para que saiam como o planejado para que, quando as meninas entrem em cena, estejam lindas.

No geral, que looks veremos?
Até o momento, mostramos as meninas com uma beleza muito natural, com maquiagens muito suaves. Quanto aos penteados, em alguns casos ressaltamos os cachos de algumas meninas, esses cachos típicos latinos, mas dando a eles uma melhor forma e mais brilho. Em outros casos, damos movimentos às pontas, para que os fios fiquem com leveza e se movam livremente quando elas desfilarem.

Tem alguma surpresa preparada?
À medida em que a competição avançar, mudaremos e acentuaremos as maquiagens e penteados. Agora que temos 12 finalistas, vamos começar a utilizar elementos mais dramáticas e com estilos mais definidos. A ideia é criar diferentes estilos de acordo com o que veremos no programa e de acordo com seus desafios. Realizaremos mudanças para que elas apareçam de diferentes formas e se acostumem ao que vão viver se continuarem trabalhando neste meio. Elas entenderão que às vezes terão que usar coisas que não gostam, mas se o programa pede, elas terão que fazer.

Você pode dar três conselhos para que as mulheres permaneçam sempre bonitas?
O conselho mais importante para ter um cabelo lindo, é cuidar dele. Para tê-lo saudável, comece utilizando, além de xampu e condicionador, tratamentos nutritivos para que o cabelo receba os nutrientes que necessita.

Outra coisa que posso recomendar, é que sempre busquem uma cor, algo que ressalte a natureza do seu cabelo ou seus traços. Não se deve fazer mudanças muito bruscas ou usar cores muito diferentes, pois isso significa que eles devem receber cuidados especiais e muita manutenção. As pessoas que não podem fazer essa manutenção, com o passar do tempo, parecem descuidadas e ficam com um visual feio. Então, o ideal é que mantenham um estilo que possam manter.

Sobre a maquiagem, é sempre importante lembrar que o menos é mais. Não se deve colocar tudo no rosto. Quero dizer, boca e olhos carregados, muito brilho... Sempre deve-se destacar uma parte por vez, e de acordo com a ocasião para a qual se está maquiando. Se é um evento de dia, tarde, ou noite. Também a formalidade: uma reunião de trabalho, uma entrevista, jantar com as amigas ou um casamento. Aí também vai depender da maquiagem, pois ela deve ser combinada com o cabelo e com a roupa a ser usada.

tradução: Éder Garrido