Aplicar hidratante antes do make sempre foi um hábito, mas produtos específicos para prolongar a durabilidade da maquiagem são relativamente novos. O primer é a novidade do momento que garante toda a diferença na maquiagem e conquistou as consumidoras. A maquiadora Penélope Beolchi, da Lu Molinos & Agenciados, esclarece as principais dúvidas sobre o produto.

Portal: O que é primer?
Penélope Beolchi: Primer é um produto que prepara a pele para receber a maquiagem. Hoje existem primers para os lábios, que tem a função de auxiliar na hidratação e também disfarçar as linhas superficiais; para o rosto, que uniformizam a pele e aumentam a durabilidade da maquiagem; para as pálpebras, que garantem maior fixação da sombra, e até mesmo para os cílios, que dão mais volume. Na pele, alguns primers se propõe até a suavizar linhas de expressão.

Portal: Quais os efeitos que podemos observar quando o primer é utilizado?
Penélope Beolchi: No caso de um primer de sombra, ele deve melhorar a aderência, realçando a cor e aumentando a durabilidade. Na pele do rosto, suaviza rugas e diminui a transpiração e oleosidade. Nos lábios pode suavizar linhas, criar uma base uniforme para aplicação da cor e prolongar a durabilidade do batom.

Portal: Como deve ser usado?
Penélope Beolchi: Em geral ele pode ser espalhado em todo o rosto, com a ponta dos dedos, como se estivesse passando um hidratante. Mas se preferir, também pode aplicá-lo somente na zona T do rosto.

Portal: Quais são os cuidados que devemos ter ao aplicá-lo?
Penélope Beolchi: Alguns primers têm a base em gel e por isso não devem ser friccionados, pois formam flocos. Você deve espalhar apenas em um sentido e não passar a mão várias vezes na mesma região. Também não podemos exagerar na quantidade ou massagear, pois ele pode esbranquiçar e trincar.

Portal: O primer é indicado para qual tipo de pele?
Penélope Beolchi: Pode ser usado em todos os tipos de pele. O primer fixador, especificamente, é indicado pra quem transpira muito ou tem a pele do rosto muito oleosa. São feitos à base de silicone e contém cloridrato de alumínio, um ativo presente nos desodorantes antitranspirantes que fazem com que a pele fique seca por mais tempo.

Portal: Ele pode substituir produtos como base e corretivo?
Penélope Beolchi: Não, não substitui a base e o corretivo. Ele deve ser utilizado depois da limpeza da pele e antes dos produtos de maquiagem.

Portal: Ele pode ser usado em qualquer look?
Penélope Beolchi: Sim, mas costuma criar um efeito bem uniforme e menos natural, deixando a pele com efeito de "porcelana". Eu indicaria para looks mais construídos, com batons escuros. Fica ótimo para looks invernais e de noite.

Portal: O primer faz diferença no visual?
Penélope Beolchi: Sim, a diferença é notável. Os que deixam a pele mais uniforme podem dar aparência de “boneca de porcelana”, que fica ótima para usar à noite ou com um batom vermelho. Não tem problema se quiser usar todos os dias. Podemos trocar o hidratante pelo primer, para ficar mais prático.

A beauty artist Penélope Beolchi é uma profissional antenada e curiosa, com mais de 19 anos de trabalho no universo da beleza e moda, sempre investindo em pesquisas de tendências e na atualização profissional. Além dos trabalhos realizados para campanhas publicitárias, Penélope produz editoriais de moda, beleza e comportamento para revistas.
www.penelopebeolchi.blogspot.com