Depilação de sobrancelhasÉ tempo de começar os preparativos para a estação mais badalada do ano. Nesta época, as mulheres investem em um novo visual, optam por roupas coloridas, cortes de cabelos, tratamentos faciais, mas muitas vezes percebem que a região das sobrancelhas não está tão expressiva quanto deveria. O que fazer neste momento? O Portal Cabeleireiros.com entrevistou a designer de sobrancelhas Tatiane Lico Pieroni, do salão Stella Cabeleireiros, em São Paulo, que esclarece alguns fatores:

Portal Cabeleireiros.com:
No verão quais são as técnicas de depilação mais indicadas para delinear as sobrancelhas? Por quê?

Tatiane Lico Pieroni: Nesta estação as pessoas, normalmente, estão bronzeadas ou "descascando", portanto não é aconselhável o uso da cera ou da linha (depilação egípcia), uma vez que isso pode acelerar o processo de descamação da pele. Logo, o procedimento mais indicado é a depilação com pinça.

Portal: Para os dias ensolarados que virão, a proteção da pele é muito importante. Que produto é recomendado para a área das sobrancelhas? Algum protetor para a pele e fios específico? Explique o porquê.

Tatiane: É importante usar protetor solar para seu tipo específico de pele e que o mesmo seja com a proteção solar mínima de número 15. O produto deve ser utilizado em todo o rosto inclusive nas sobrancelhas, porém todos os movimentos realizados nesta região devem ser suaves para evitar a queda de fios.

Portal: Há alguma novidade no setor de sobrancelhas para a temporada de sol? Algum design novo? Algo ligado ao visagismo? Explique.

Tatiane: A tendência atual das sobrancelhas é a naturalidade, mas isso não significa abandoná-las. É necessário consultar um designer para defini-las de acordo com formato, proporcionalidade e, o mais importante, gosto pessoal. Afinal, o visagismo é a personalização da imagem e nosso trabalho trata justamente disso.

Tatiane Lico Pieroni
Portal: Muitas pessoas costumam, por conta própria, retirar alguns pelos que excedem o desenho criado pelo profissional. Qual é a sua opinião em relação a isso? Você considera esta pequena manutenção desaconselhável?

Tatiane: Não é errado manter o formato, mas a cliente deve saber a hora de parar e procurar o profissional para que ele possa retomar o modelo. Também é importante que ela não limpe muito a parte de cima das sobrancelhas, pois é a parte mais delicada e necessita de precisão, assim como o corte.

Portal: De que maneira você opta por um determinado design? Quais são os pontos observados, além das regras tradicionais?

Tatiane: Sempre observo no geral o que falta ou excede na região. Por exemplo, se a cliente tem pálpepras caídas opto por levantar as sobrancelhas e encurtá-las um pouco.

Portal: E em relação à henna? Você utiliza este método de coloração em suas clientes? Como é a aceitabilidade?

Tatiane: É uma técnica muito útil para quem não tem a quantidade necessária de fios ou falhas para realizar um determinado design. É muito bem aceita já que rejuvenesce e melhora muito a auto-estima.

Portal: Para a temporada do verão a coloração escolhida é alterada ou optar por uma tonalidade próxima à cor da pele é sempre o ideal?

Tatiane: É sempre indicado considerar o tom da pele, dos olhos e do cabelo, porque o que desejamos atingir é a naturalidade. Mas levar em conta a opinião do cliente é o primordial.

Portal: A cor das sobrancelhas devem, necessariamente, acompanhar a dos cabelos, caso esses sejam coloridos?

Tatiane: Não, isto é um erro. As sobrancelhas normalmente são dois tons mais escuras que os cabelos e somente devem ser tingidas com tintura própria para a região dos olhos, do contrário podem haver lesões.

Serviço:
Stella Cabeleireiros
Tatiane Lico Pieroni - designer de sobrancelhas
Rua: Tuiuti, 2036   Tatuapé    São Paulo/SP
(11) 2295-6495