Vaidosa por natureza, a mulher aprende, desde criança, a valorizar sua beleza. Dentre suas vaidades está o encanto de ter unhas bem pintadas, característica que vai segui-la por toda a vida. E a cada estação, novas tendências de cores de esmalte aparecem, mas o que vale é escolher a tonalidade que combine melhor com seu estilo e arrasar no visual, com unhas saudáveis e bonitas.

Como o público feminino é muito exigente no quesito unhas, as manicures sempre precisam estar “afiadas” com novas técnicas, tendências e truques que possam agregar benefícios ao resultado final.

Para quem deseja ficar mais ‘antenada’ com o assunto, as profissionais Leonora Oliveira, Wilza Karla e Lucia Helena, nail stylists do salão Pedro Paulo Cabeleireiros, do Rio de Janeiro, dão dicas preciosas de cuidados com as unhas e falam sobre as cores que serão tendências no outono-inverno 2009.

Portal
: Teve uma época que era legal combinar o esmalte dos pés com o das mãos. Qual é a moda de hoje?

Leonora Oliveira
: Há mulheres que ainda querem combinar, mas hoje é possível colocar branco nas mãos e vermelho nos pés ou vice-versa. Não há regra, porque a moda está mais despojada.

Portal
: Com o tempo, o esmalte endurece. Existe algum segredo para fazê-lo voltar a ficar bom ou é melhor jogar fora?

Leonora Oliveira
: O segredo é colocar sempre um pouco de óleo de banana para ele não perder o efeito. Mesmo que ele não esteja velho, mas se ao ser aplicado na unha, vai ficar com aparência fosca. É só passar uma camada de extra-brilho.

Portal
: Existe algum segredo para fazer a cutícula e o esmalte durar mais tempo?

Wilza Karla
: Para que a pintura tenha maior durabilidade, é importante que as unhas fiquem bem cuticuladas, sem agredi-las (forçando o alicate na pele ou a espátula que empurra a cutícula). Uma ação mais forte pode gerar em unhas quebradiças e induzir o levantamento de pequenas peles ao redor das unhas. O passo seguinte é escolher um esmalte de boa qualidade e finalizar com uma camada de extra brilho, que promoverá uma cobertura brilhante, realçando a cor escolhida, além de oferecer maior durabilidade à esmaltação. Em casa, é necessário manter mãos e unhas hidratadas com cosméticos específicos.

Portal
: A estação mais fria pede cores quentes. Qual é a tendência para o próximo outono-inverno?

Lucia Helena
: A tendência de cores para o inverno aponta para tonalidades como ameixa, licor, cereja, roxo, vinho, prateado e marrom, com variações. Elas serão o hit da estação, porque são sensuais e combinarão com as roupas e os acessórios da temporada.

Pedro Paulo Cabeleireiros
Rua Carlos Góis, 234 – Lj D – Leblon – Rio de Janeiro
Tel. (21) 2239-4649
www.salaopedropaulo.com.br